Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 10 de agosto de 2014 às 12:02

Argentinos e paraguaios tentam encerrar longo jejum após domínio brasuca na Libertadores

Título voltará para as mãos de um destes dois países na próxima quarta-feira, em Buenos Aires

da Redação -

São Paulo - Na próxima quarta-feira, às 21h15, (horário de Brasília), no Estádio Pedro Bidegain, em Buenos Aires, não serão apenas San Lorenzo e Nacional que estarão em campo para a decisão da Libertadores 2014. Argentina e Paraguai, sedentos por encerrarem o jejum de títulos, também marcarão presença, mas fora das quatro linhas.

Os hermanos, por exemplo, venceram pela última vez o torneio mais importante da América do Sul, em 2009, com o Estudiantes. Nos quatro anos seguintes, só deu Brasil com Internacional, Santos, Corinthians e Atlético Mineiro. Neste período, o máximo que os argentinos conseguiram foram o vice com o Boca Juniors, em 2012. E olha que a Argentina é a recordista de títulos (22).

 Depois do Nacional, será a vez do San Lorenzo lotar seu estádio na final da Libertadores 2014!
A seca dos paraguaios, porém, é maior. Desde 2002, o país não comemora um título da Libertadores. Na oportunidade, o Olímpia superou o São Caetano. O Paraguai contabiliza três títulos do torneio sul-americano - todos com o Olímpia. No ano passado, porém, o clube foi derrotado pelo Atlético Mineiro na final.

Na primeira partida, no Paraguai, Nacional e San Lorenzo empataram, por 1 a 1. Caso tenha novo empate, a decisão irá para a prorrogação e, se necessário, pênaltis. A Libertadores terá, pela terceira vez consecutiva, um campeão inédito.

San Lorenzo e Nacional jamais haviam chegado à final da Libertadores. Sem falar que os rivais se classificaram com as duas piores colocações na fase de grupos. O Nacional voltou a colocar o Paraguai em duas finais consecutivas, fato que não acontecia desde a sequência entre 1989 e 1991 com o Olímpia. Já o San Lorenzo foi o 9º clube argentino a disputar a final da Libertadores.

Campeões!

A Argentina, com 22 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR e Nacional-URU, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, River Plate-ARG e Grêmio. Com uma conquista há Atlético Mineiro - atual campeão -, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.