Portal Eventos
Brasileirão Série A
Em 11 de agosto de 2014 às 04:06

Coritiba pode ser o primeiro clube a cair três vezes no Brasileirão de pontos corridos

Clube paranaense já desceu para a Série B nas temporadas de 2005 e 2009

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Paraná - A Edição 2014 da Série A do Campeonato Brasileiro conta com quatro campeões nacionais na zona de rebaixamento. Com a saída do Figueirense da degola - pelos critérios de desempate -, Botafogo, Bahia, Flamengo e Coritiba lutam desesperadamente contra o descenso. Como se não bastasse a pressão nesta ingrata disputa e a lanterna do Nacional, o Coxa ainda tenta evitar a terceira queda nos pontos corridos, o que seria recorde na atual fórmula de disputa. (Confira a página exclusiva do Coritiba no Sr. Goool!)

 Empate contra o Fluminense, no Rio de Janeiro, deixou o Coritiba na lanterna do Brasileirão!
Após empatar, por 1 a 1, com o Fluminense, o Coritiba chegou aos 12 pontos em 14 partidas. Aproveitamento de apenas 28,6%. São só duas vitórias (uma em casa e outra fora) - menor número entre os 20 clubes da Série A -, seis empates (três como mandante e três como visitante) e seis derrotas (duas diante da torcida e quatro fora), além de 12 gols a favor e 16 contra.

A primeira queda do clube paranaense no Brasileirão de pontos corridos foi em 2005, quando o Coritiba ficou na 19ª colocação. Atlético Mineiro, Paysandu e Brasiliense também amargaram o descenso naquele ano. O Coxa só conquistaria o acesso com o título da Série B em 2007.

Mas em 2009, no 17º lugar, o clube de Curitiba amargou novo rebaixamento. Santo André, Náutico e Sport foram os companheiros do representante paranaense na zona de rebaixamento. Em 11 edições, até aqui, nenhum clube foi rebaixado três vezes nos pontos corridos. O Coritiba, se cair, fará história, mas de forma negativa.

Hoje, Fortaleza, Guarani, Vitória, Ponte Preta, Figueirense, Vasco, Portuguesa, Náutico e Sport também têm dois rebaixamentos no currículo. Fortaleza e Guarani estão na Série C. Ponte Preta, Vasco, Portuguesa e Náutico disputam a Série B. Já o Vitória, 15º colocado com 14 pontos, tenta não entrar na degola da Série A. O mesmo acontece com o Figueirense, na 16ª posição com 13 pontos.

Em busca da reação, o Coritiba voltará a campo no próximo domingo, às 16 horas, em duelo de seis pontos contra o Flamengo, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, pela 15ª rodada. O Coxa tem a terceira pior campanha como mandante - apenas seis pontos. O Flamengo, porém, tem a pior campanha como visitante e, ao lado do Criciúma, ainda não venceu fora de casa.

Confira todos os clubes rebaixados no Brasileirão de pontos corridos:

2003
Fortaleza e Bahia

2004
Criciúma, Guarani, Vitória e Grêmio

2005
Coritiba, Atlético Mineiro, Paysandu e Brasiliense

2006
Ponte Preta, Fortaleza, São Caetano e Santa Cruz

2007
Corinthians, Juventude, Paraná e América de Natal

2008
Figueirense, Vasco, Portuguesa e Ipatinga

2009
Coritiba, Santo André, Náutico e Sport

2010
Vitória, Guarani, Goiás e Grêmio Prudente

2011
Atlético Paranaense, Ceará, América Mineiro e Avaí

2012
Sport, Palmeiras, Atlético Goianiense e Figueirense

2013
Portuguesa, Vasco, Ponte Preta e Náutico