Portal Eventos
Copa do Brasil
Em 15 de agosto de 2014 às 11:07

Santa Rita passa a ser o 4º clube sem divisão nas oitavas da Copa do Brasil

Em sua primeira participação, Santa Rita já está entre os 16 melhores clubes do torneio nacional

da Redação -

Alagoas - Você, torcedor-internauta, já ouviu falar do Santa Rita Esporte Clube? Se não, trate de conhecer. O clube alagoano é um dos 16 classificados às oitavas-de-final da Copa do Brasil e logo em sua primeira participação no torneio nacional. O Santa Rita se tornou o quarto clube fora das Séries A, B, C ou D do Campeonato Brasileiro a se garantir nas oitavas-de-final da Copa do Brasil de 2009 para cá. (Confira a página exclusiva do Santa Rita no Sr. Goool!)

O clube de Alagoas tomou o posto que era do Novo Hamburgo. O Noia, também fora das quatro divisões nacionais, chegou a se classificar dentro de campo e a fazer história, mas foi eliminado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por ter escalado - de forma irregular - o meia Preto na partida de ida contra o ABC.

Rubro-negro e tendo o leão como mascote, o Santa Rita começou sua caminhada diante do Guarani, representante paulista na Série C. Em casa, o clube da cidade de Boca da Mata - distante 72 km de Salvador - empatou sem gols, mas no interior paulista a classificação foi alcançada com vitória, por 2 a 1.

Novamente tendo que jogar a primeira em casa, o Santa Rita bateu o Potiguar, por 2 a 0, e depois ainda fez 5 a 2, em Mossoró. A terceira vítima do clube alagoano foi o Santa Cruz. O clube da Série B apanhou de 3 a 2, em Maceió, e só empatou, por 1 a 1, em Recife.

Agora, o Santa Rita se junta a outros 15 clubes nas oitavas: ABC-RN, América de Natal-RN, Atlético Mineiro-MG, Atlético Paranaense-PR, Botafogo-RJ, Bragantino-SP, Ceará-CE, Corinthians-SP, Coritiba-PR, Cruzeiro-MG, Flamengo-RJ, Grêmio-RS, Palmeiras-SP, Santa Rita-AL, Santos-SP e Vasco-RJ.

 Santa Rita é um dos 16 clubes que busca o título da Copa do Brasil em 2014!
Os confrontos serão definidos por sorteios pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na próxima segunda-feira. O pote A terá Atlético Mineiro, Cruzeiro, Atlético Paranaense, Botafogo, Corinthians, Flamengo, Grêmio e Vasco. Estes clubes enfrentarão os rivais do pote B - ABC, América de Natal, Bragantino, Ceará, Coritiba, Palmeiras, Santa Rita e Santos.

Marcante!
Outros três clubes, de 2009 para cá, também avançaram às oitavas-de-final mesmo sem divisão nacional. E o desempenho não é nada encorajador para o Santa Rita. Todos os três caíram logo nas oitavas-de-final. O primeiro clube que fez história foi o Americano, do Rio de Janeiro. Em 2009, o clube fluminense foi eliminado pela Ponte Preta.

A saga continuou em 2010, quando o Corinthians Paranaense avançou às oitavas-de-final, mas sucumbiu diante do Vasco. Por fim, em 2011, o Horizonte, do Ceará, foi eliminado pelo Flamengo. Nas últimas duas temporadas, porém, não houve zebra sem divisão na Copa do Brasil.

Campeões!
Cruzeiro e Grêmio, com quatro títulos cada, são os maiores vencedores da Copa do Brasil. Logo atrás, com três conquistas cada, aparecem Flamengo - atual campeão - e Corinthians. O Palmeiras ostenta dois títulos, enquanto Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm um cada.

Em relação aos títulos por estados, o recordista é São Paulo com oito. O Rio Grande do Sul tem seis conquistas, uma a mais do que o Rio de Janeiro. Já Minas Gerais aparece com quatro títulos, contra um de Pernambuco e outro de Santa Catarina.