São Paulo - O Estado de São Paulo pode se livrar do rebaixamento na Série A do Campeonato Brasileiro apenas pela quarta vez nos pontos corridos. De acordo com o levantamento do Sr. Goool, de 2003 para cá, em três oportunidades os paulistas não tiveram nenhum clube degolado. Na Edição 2014, o Palmeiras é o maior ameaçado, mas ainda assim, está fora da zona do descenso.
Os representantes de São Paulo escaparam do facão em 2003, quando Fortaleza e Bahia caíram para a Série B. Dois anos depois, Coritiba, Atlético Mineiro, Paysandu e Brasiliense foram rebaixados. Já a última vez em que as quatro últimas colocações não contaram com clubes de São Paulo foi em 2011. Na oportunidade, Atlético Paranaense, Ceará, América Mineiro e Avaí desceram um degrau.Em três situações, o Brasileirão contou com mais de um clube paulista rebaixado. Em 2006, por exemplo, Ponte Preta e São Caetano amargaram o descenso. Enquanto isso, Guarani e Grêmio Prudente foram degolados em 2010. Já no ano passado, Portuguesa e Ponte Preta voltaram para a Série B.Mas a lista de clubes paulistas não conta apenas com os chamados "médios" e "pequenos". Há também os "grandes" clubes. Quem não se lembra do rebaixamento do Corinthians em 2007? Mais recentemente, em 2012, o Palmeiras voltou a cair para a Série B. Aconteceram ainda as degolas do Guarani (2004), Portuguesa (2008) e Santo André (2009).
Se em 2014, o Palmeiras luta contra o rebaixamento, o Santos aparece no meio da tabela, enquanto São Paulo e Corinthians estão na zona da Libertadores e ainda alimentam o sonho do título nacional. O Estado de São Paulo nunca ficou com apenas três clubes na principal divisão nacional. Mais um desafio para o quarteto paulista.