Rio de Janeiro - O Estado do Rio de Janeiro ganhou três títulos da Série A do Campeonato Brasileiro nos pontos corridos. Os cariocas quando não deram a volta olímpica, ainda beliscaram uma vaga na Libertadores. Mas na atual edição do Nacional, o trio do Rio de Janeiro corre o risco até mesmo de ficar de fora do G4.
De acordo com o levantamento do Sr. Goool, desde 2008 os cariocas não ficam sem representantes na zona da Libertadores. Naquela oportunidade, o G4 ficou sob responsabilidade do campeão São Paulo, assim como de Grêmio, Cruzeiro e Palmeiras. O melhor colocado foi o Flamengo, na 5ª posição.Mas depois daquele tropeço, os cariocas aprenderam a lição e passaram a dominar a Série A. Tanto é verdade que o Flamengo garantiu sua vaga na Libertadores 2010 com o título do Brasileirão de 2009. O Fluminense foi campeão em 2010 e 2012.
A dupla ainda conquistaria a vaga para o torneio sul-americano pelo G4 do Brasileirão de 2011. Naquela edição do Nacional, o Vasco garantiu o vice-campeonato, mas o clube cruzmaltino já tinha vaga na Libertadores por causa do título da Copa do Brasil. No ano passado, foi a vez do Botafogo representar os cariocas no G4.
A situação em 2014, porém, não está nada boa. Para começar, os cariocas estão desfalcados do Vasco - rebaixado em 2013. O melhor representante do Rio de Janeiro é o Fluminense, com chances de G4. Enquanto isso, Flamengo e Botafogo ainda tentam se livrar do rebaixamento. A dupla já esteve na zona do descenso.
Pela 18ª rodada, o Botafogo receberá o Santos no Maracanã, no próximo domingo, às 16 horas. No mesmo dia e horário, o Fluminense enfrentará o Corinthians, em São Paulo. Às 18h30, o Flamengo pegará o Vitória, em Salvador.