São Paulo - A Copa do Brasil é o segundo torneio mais importante da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), perdendo apenas para a Série A do Campeonato Brasileiro. A pedido da TV e pensando em valorizar este produto, a CBF - em 2013 - inchou o torneio com 87 clubes e aumentou o tempo de disputa - de fevereiro a novembro. Mas a valorização da Copa do Brasil não tem sido nada boa. Na atual edição, por exemplo, o torneio acumula inúmeros pontos negativos.
O mais recente foi a eliminação do Grêmio pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por causa de atos racistas de parte da torcida tricolor. Vindo da Libertadores, o Tricolor gaúcho havia disputado apenas a partida de ida das oitavas de final, quando alguns torcedores chamaram o goleiro Aranha, do Santos, de "macaco". Na oportunidade, o clube paulista venceu por 2 a 0.O Grêmio irá recorrer da decisão no Pleno do STJD, mas hoje, o clube gaúcho está eliminado, enquanto o Santos avançou às quartas de final e irá enfrentar o Botafogo. Deste mesmo lado da chave há outro fato que nada engrandece a Copa do Brasil ou a CBF. O Cruzeiro, que eliminou o Santa Rita, irá enfrentar o ABC.
Fora de campo...
O clube potiguar passou pelo Vasco nas oitavas de final, mas o ABC só chegou a este mata-mata por causa da eliminação do Novo Hamburgo. O clube gaúcho foi excluído da Copa do Brasil pelo STJD por ter escalado - de forma irregular - o meia Preto na Terceira Fase. Em campo, o Novo Hamburgo havia eliminado o ABC.
A Copa do Brasil 2014 ainda poderá sofrer mais uma baixa. O Corinthians, classificado às quartas de final ao eliminar o Bragantino, poderá ser excluído caso o STJD considere que o clube paulista escalou de forma irregular o meia Petros. A documentação de Petros teria irregularidades, o que também causaria a perda de 21 pontos no Brasileirão. O caso ainda será analisado pelo STJD.
Lembra?
Mas não foi apenas nesta edição que o amadorismo de dirigentes prejudicaram a Copa do Brasil. Em 2013, na primeira edição da "nova" Copa do Brasil, o Paysandu foi eliminado em campo pelo Naviraíense. Mas nos tribunais, o clube sul-mato-grossense acabou fora do torneio na Segunda Fase por ter escalado jogador de forma irregular.