São Paulo - Atlético Mineiro, Corinthians, Fluminense, Grêmio, Palmeiras e São Paulo podem aumentar as chances de título na Libertadores caso terminem a fase de grupos na liderança. Levantamento do Sr. Goool mostra que a liderança é essencial nas conquistas brasucas. O Sr. Goool levou em conta apenas as temporadas de 2005 - início da Pré-Libertadores - para cá.
Logo de cara, o São Paulo foi líder no Grupo 3, com 12 pontos, e acabou campeão da competição sul-americana em 2005. O Internacional somou dois pontos a mais que o Tricolor paulista, foi primeiro colocado no Grupo 6 e campeão da Libertadores em 2006. O Colorado repetiu a façanha em 2010, após terminar a primeira fase na liderança do Grupo 5, com 12 pontos.O Corinthians também mostrou força na segunda fase da Libertadores. No ano passado, o Timão se classificou para as oitavas-de-final com a melhor campanha do Grupo 6, com 14 pontos. Dos brasileiros campeões da Libertadores e 2005 para cá, apenas o Santos não esteve no topo na fase de grupos. O Peixe foi vice-líder do Grupo 5, com 11 pontos, ao longo da conquista de 2011.
Os outros três campeões da Libertadores - todos de fora - não tiveram o mesmo êxito dos brasileiros na segunda fase. O Boca Juniors, por exemplo, ficou na segunda colocação do Grupo 7, com dez pontos, antes de ser campeão em 2007. O título da LDU, em 2008, contou com a vice-liderança dos equatorianos no Grupo 8, com dez pontos. Mesma pontuação apresentada pelo Estudiantes - vice-líder do Grupo 5 -, no título de 2009.
Na Libertadores 2013, ao menos, dois clubes brasileiros não serão líderes de seus grupos. Atlético Mineiro e São Paulo vão duelar no Grupo 3, enquanto o Grupo 8 conta com Fluminense e Grêmio. São Paulo e Grêmio tiveram que passar pela primeira fase antes de adentrarem a fase de grupos.
Campeões!
A Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG. Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR e Nacional-URU, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, River Plate-ARG e Grêmio. Com uma conquista há Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.
Em relação aos títulos por países, o Brasil chegou a 16 com a conquista do Corinthians em 2012. Mas a Argentina segue soberana na frente, com 22. O Uruguai soma oito títulos, contra três do Paraguai e dois da Colômbia. Equador e Chile têm um cada.