Rio de Janeiro - O Duque de Caxias, três anos após cair da Série B, poderá ser rebaixado na Série C do Campeonato Brasileiro já neste sábado, com três rodadas de antecedência. O clube fluminense terá confronto direto com o Guarani, às 18h30, no Estádio Décio Vitta, em Americana, pela 15ª rodada do Grupo B. (Simule as últimas rodadas da Série C no Simulador Sr. Goool!)
Lanterna com apenas sete pontos, o Duque de Caxias amargará o descenso em caso de derrota. Neste caso, o Duque chegaria a apenas 16 pontos se triunfasse nas últimas rodadas. Mas todos os clubes fora da zona de rebaixamento já teriam mais pontos do que o representante do Rio de Janeiro.Se empatar com o Bugre, o clube fluminense terá que torcer por um tropeço do penúltimo colocado São Caetano diante do Juventude. Neste cenário, o Duque de Caxias poderia alcançar a marca de 17 pontos e a briga contra a degola seria diante de Guarani e São Caetano.
Mesmo com possibilidades, a situação do Duque de Caxias não é nada boa. Para começar, o clube do Rio de Janeiro perdeu para o Guarani no turno, por 2 a 0. Em 14 jogos, o Duque ostenta apenas uma vitória, pelo menos, foi fora de casa. O lanterna do Grupo B ainda tem quatro empates (três em casa e um fora) e nove derrotas (quatro como mandante e cinco como visitante).O Duque de Caxias fez apenas sete gols (pior ataque) e sofreu 23 (pior defesa). Sem falar que o Duque de Caxias é o clube que menos venceu e o que mais perdeu dentre os 20 representantes do terceiro escalão nacional.
Para piorar ainda mais, o Duque de Caxias tem a segunda menor média de público da Série C. Em sete jogos como mandante, o clube do Rio ostenta média de apenas 217 pagantes, superando apenas o Madureira com 212. O público total do Duque de Caxias chega a 1.517 pagantes. Resta saber se este será o último capítulo do Duque na Série C.