São Paulo - O Campeonato Brasileiro de futebol feminino colocou a bola para rolar há 11 dias e, neste período, tem se destacado pelo alto número de gols. Em compensação, o Nacional das mulheres deixa a desejar nas arquibancadas. Ao todo, 20 clubes lutam pelo título do Brasileirão em 2014.
Em 16 partidas disputadas até aqui, foram seis vitórias dos mandantes, seis triunfos dos visitantes e quatro empates. Os clubes anotaram 57 gols, sendo 22 dos donos da casa e 35 dos visitantes. Média alta de 3,56 gols por partida. Destaque para as meninas do Botafogo que, com oito gols, têm o melhor ataque.O clube carioca, aliás, foi o responsável pela maior goleada do Brasileirão. As botafoguenses meteram 8 a 0 no Avaí. O Leão catarinense, por sinal, tem a pior defesa. Já são 13 gols tomados em duas rodadas. Na estreia, o Avaí foi goleado pelo ADECO, por 5 a 0. Aconteceram ainda outras duas goleadas na competição.
O Pinheirense, do Pará, enfiou 5 a 0 no Iranduba, do Amazonas. Já as catarinenses do Kindermann golearam o Vasco, por 4 a 0. O Sr. Goool só considera goleada, placares por quatro ou mais gols de diferença. Mas a felicidade em campo não chega até as arquibancadas.Nas arquibancadas...
O público registrado no Brasileirão, até agora, tem sido decepcionante. A média é de míseros 91 pagantes e público total de 454 torcedores. O maior público - 311 pagantes - aconteceu no duelo entre Vitória, de Pernambuco, e São Francisco, da Bahia. Por outro lado, Caucaia, do Ceará, e Náutico se enfrentaram sem uma alma viva no estádio.
Registra-se que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não divulgou os borderôs dos clubes paulistas e do Iranduba. A entidade nacional não respondeu os questionamentos do Sr. Goool. Já a FPF deu sua versão a respeito da falta de borderôs das partidas de ADECO, Portuguesa, Ferroviária e São José.
"Os borderôs destas partidas não são divulgados por não se tratar de competições oficiais. Sugiro que entre em contato com a CBF, já que se trata do Campeonato Nacional. No Paulista estes documentos não eram emitidos por se tratar de uma competição amadora, bem como em outras entidades. Mas, vi no site da CBF que outras federações divulgam, então creio que seja melhor conferir com eles", explicou a FPF por meio de sua assessoria.
Os clubes cariocas e o Avaí, até aqui, não venderam ingressos em seus jogos como mandantes. O Sr. Goool seguirá em busca de informações e dos documentos, uma vez que a divulgação é dever das entidades, como rege o Estatuto do Torcedor.
Igual!Chapecoense, Botafogo, Sport e Bahia são os únicos clubes da Série A que também contam com times no futebol feminino. Náutico, Avaí e Portuguesa são os clubes da Série B que também dão força para as mulheres, enquanto o Duque de Caxias é o único representante da Série C com presença no Brasileirão das mulheres.
Mas nenhum destes clubes é o atual campeão do Brasileiro de futebol feminino. Todos terão que desbancar o paulista ADECO. A Associação Desportiva Centro Olímpico superou o São José, também do Estado de São Paulo, na final do Brasileirão do ano passado.
Regulamento:
Os 20 clubes serão divididos em quatro grupos com cinco equipes cada. Após duelos apenas de ida dentro dos grupos, classificarão apenas os dois melhores de cada grupo.
Na Segunda Fase, serão dois grupos com quatro clubes cada. Os dois melhores de cada grupo, após jogos de ida e volta, passarão de fase. Na semifinal e final, os clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta até se definir o campeão de 2014.