São Paulo - O Estado de São Paulo, pela quarta vez consecutiva, terá um clube rebaixado na Série C do Campeonato Brasileiro. E quis o destino que os próprios clubes paulistas decidissem a situação na penúltima rodada. Vice-lanterna com apenas 15 pontos, o São Caetano receberá o Guaratinguetá no Estádio Anacleto Campanella, no ABC Paulista, neste domingo, às 16 horas. (Confira a página exclusiva do São Caetano no Sr. Goool!)
O Azulão se juntará ao Duque de Caxias - já na Série D - se empatar ou for derrotado. Mesmo se vencer, o São Caetano ainda terá que torcer por um tropeço do Guarani - também ameaçado pelo rebaixamento. Só estes dois clubes lutam contra o descenso no Grupo B.Com 20 pontos, na 8ª posição, o Bugre vai encarar o Caxias no domingo, às 19 horas, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul. Se o clube de Campinas triunfar, o São Caetano será rebaixado para a última divisão nacionalNestes cinco anos, o Estado de São Paulo foi o responsável pelo maior número de quedas na Série C (Marília, Santo André e Grêmio Barueri). Minas Gerais (Tupi e Betim), Rio Grande do Norte (Alecrim e Baraúnas), Rio Grande do Sul (Juventude e Brasil) e Distrito Federal (Gama e Brasiliense) têm dois rebaixamentos cada.
Os outros clubes que amargaram o descenso são Sampaio Corrêa-MA, Confiança-SE, Mixto-MT e Marcílio Dias-SC, São Raimundo-PA, Araguaína-TO, Campinense-PB, Salgueiro-PE, Guarany-CE, Rio Branco-AC e, agora, Duque de Caxias-RJ. No ano passado foram cinco quedas. Ao todo, 16 Estados já tiveram clubes degolados na Série C.
Confira os clubes rebaixados na Série C do Brasileirão:
2009 (Sampaio Corrêa-MA, Confiança-SE, Mixto-MT e Marcílio Dias-SC)
2010 (São Raimundo-PA, Alecrim-RN, Gama-DF e Juventude-RS)
2011 (Araguaína-TO, Campinense-PB, Marília-SP e Brasil-RS)
2012 (Salgueiro-PE, Guarany-CE, Santo André-SP e Tupi-MG)
2013 (Brasiliense-DF, Baraúnas-RN, Rio Branco-AC, Betim-MG e Grêmio Barueri-SP)
2014 (Duque de Caxias-RJ)