São Paulo - Entre os oito clubes que disputam quatro vagas do acesso na Série C do Campeonato Brasileiro, apenas Macaé e Madureira jamais estiveram na Série B. Entre aqueles que disputaram o segundo escalão, o maior jejum é do Tupi, como mostrará o Sr. Goool neste domingo. (Clique na imagem abaixo e simule o mata-mata da Série C no Simulador Sr. Goool!)
O Tupi esteve na Série B, pela última vez, em 1989. Naquela oportunidade, o clube mineiro terminou na modesta 82ª colocação, sendo que o torneio contou com 96 clubes. Para retornar à Série B, o Tupi terá que passar pelo Paysandu, justamente o clube que esteve mais recentemente no segundo escalão nacional. O Papão foi rebaixado com a terceira pior campanha da Série B 2013.O CRB é outro clube que não faz muito tempo que disputou a segunda divisão mais importante do país. Os alagoanos foram rebaixados em 2012, no 17º lugar. Agora, o CRB vai encarar o Madureira. Assim como o CRB, o Fortaleza também enfrentará um adversário que nunca esteve na Série B. Trata-se do Macaé. O Leão do Pici, por sua vez, esteve no segundo escalão nacional em 2009, quando caiu com no 18º lugar.
O último confronto das quartas de final da Série C será entre Salgueiro e Mogi Mirim. Os pernambucanos disputaram a Série B em 2011. Naquela oportunidade, o Salgueiro foi rebaixado na penúltima colocação. Já o Mogi Mirim esteve na Série B de 2004, antes dos pontos corridos. Naquele ano, a competição teve 24 clubes e foram rebaixados seis. O Sapão da Mogiana foi rebaixado com a segunda pior campanha.Histórico!
Em cinco anos da "nova" Série C, Minas Gerais conta com três acessos (América Mineiro, Ituiutaba e Ipatinga), assim como Santa Catarina (Criciúma, Joinville e Chapecoense). Enquanto isso, São Paulo (Guaratinguetá e Oeste), Alagoas (ASA e CRB), Ceará (Icasa - duas vezes), Rio Grande do Norte (ABC e América de Natal) e Pernambuco (Salgueiro e Santa Cruz) já subiram dois clubes cada. Por fim, Pará (Paysandu), Maranhão (Sampaio Corrêa), Mato Grosso (Luverdense) e Goiás (Vila Nova) têm um acesso cada.