Minas Gerais - Atlético Mineiro e Santos decidirão em casa, em 5 de novembro, a vaga para a grande final da Copa do Brasil. Se os alvinegros levam vantagem no mando de campo das semifinais, Cruzeiro e Flamengo - por outro lado - tem a experiência e o histórico do torneio a favor, como mostrará o Sr. Goool neste sábado. (Clique na imagem abaixo e simule os próximos jogos da Copa do Brasil no Simulador Sr. Goool!)
O Flamengo, por exemplo, já esteve dez vezes nas semifinais da Copa do Brasil. Em seis oportunidades, o clube carioca avançou para a decisão - sendo que ficou com o título em três oportunidades (1990, 2006 e 2013). Por quatro vezes, porém, o Flamengo foi eliminado nas semifinais. Mas este ano, o Rubro-negro tem um incentivo a mais. O Flamengo poderá se tornar o primeiro bicampeão genuíno do torneio nacional.Maior vencedor da Copa do Brasil ao lado do Grêmio, o Cruzeiro chega pela sétima vez à semifinal. Apenas em uma oportunidade (2005), a Raposa não avançou aos jogos finais. Nas outras cinco vezes, o Cruzeiro esteve na final e abocanhou quatro títulos (1993, 1996, 2000 e 2003). Só em 1998, o clube mineiro chegou à final, mas ficou sem a volta olímpica.
Adversários!
Enquanto isso, o Santos - adversário do Cruzeiro nas semifinais - esteve três vezes na semifinal e só passou em uma oportunidade para a decisão. Pelo menos, em 2011, o Peixe garantiu o título da Copa do Brasil. Mesmo com desempenho modesto, o Santos ainda está a frente do Atlético Mineiro.
Os jogos de ida das semifinais acontecerão em 29 de outubro. O Cruzeiro receberá o Santos no Mineirão e o Flamengo pegará o Atlético Mineiro no Maracanã. Já a volta acontecerá em 5 de novembro.
Campeões!
Cruzeiro e Grêmio, com quatro títulos cada, são os maiores vencedores da Copa do Brasil. Logo atrás, com três conquistas cada, aparecem Flamengo - atual campeão - e Corinthians. O Palmeiras ostenta dois títulos, enquanto Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm um cada.
Em relação aos títulos por estados, o recordista é São Paulo com oito. O Rio Grande do Sul tem seis conquistas, uma a mais do que o Rio de Janeiro. Já Minas Gerais aparece com quatro títulos, contra um de Pernambuco e outro de Santa Catarina.
Confira o desempenho de Atlético Mineiro, Cruzeiro, Flamengo e Santos nas semifinais da Copa do Brasil:
1989
Flamengo (semifinais)
1990
Flamengo (campeão)
1993
Cruzeiro (campeão) e Flamengo (semifinais)
1995
Flamengo (semifinais)
1996
Cruzeiro (campeão) e Flamengo (semifinais)
1997
Flamengo (vice-campeão)
1998
Cruzeiro (vice-campeão) e Santos (semifinais)
2000
Cruzeiro (campeão), Atlético Mineiro (semifinais) e Santos (semifinais)
2002
Atlético Mineiro (semifinais)
2003
Cruzeiro (campeão) e Flamengo (vice-campeão)
2004
Flamengo (vice-campeão)
2005
Cruzeiro (semifinais)
2006
Flamengo (campeão)
2010
Santos (campeão)
2013
Flamengo (campeão)