Paraná - Londrina e Confiança têm inúmeros motivos para comemorar. O primeiro é o acesso conquistado na Série D do Campeonato Brasileiro. Segundo, o fato de que, pela primeira vez no novo formato, clubes do Paraná e do Sergipe subiram para a Série C. E o terceiro é que a dupla entrou para uma seleta lista, como revelará o Sr. Goool nesta segunda-feira. (Clique na imagem abaixo e simule os próximos jogos da Série D no Simulador Sr. Goool!)
Desde a criação da Série D, em 2009, apenas seis clubes foram campeões estaduais e, em seguida, conquistaram o acesso na última divisão nacional. O Londrina abocanhou o título paranaense em uma final surpreendente. O LEC superou o Maringá - também do interior - nos pênaltis.Enquanto isso, o Confiança teve um pouco mais de tranquilidade no Campeonato Sergipano. O clube de Aracaju passou pela Socorrense com duas vitórias. Esta foi a 19ª conquista estadual do Confiança. Mas nem Londrina e nem Confiança foram os primeiros campeões estaduais a festejarem em dobro na mesma temporada.Santa Cruz e Cuiabá mostraram competência em 2011. O Cuiabá faturou o título mato-grossense e depois subiu para a Série C. O Santa Cruz fez o mesmo com o Campeonato Pernambucano. O Tricolor ainda esteve próximo do título da Série D, mas acabou com o vice-campeonato.
Situação diferente dos dois próximos clubes. Em 2012, o Sampaio Corrêa foi campeão duas vezes. O clube maranhense faturou o Estadual e, além do acesso à Série C, também foi campeão da última divisão nacional. O mesmo aconteceu com o Botafogo na temporada passada - campeão do paraibano e da Série D.
Agora, Londrina e Confiança tentarão o segundo título no ano. O LEC enfrentará o Brasil-RS, podendo decidir em casa. Já o Confiança brigará pela vaga da decisão fora de casa contra o Tombense. Os jogos de ida serão no próximo domingo e a volta acontecerá no feriado de 2 de novembro.
Também invicto, o Confiança obteve sete vitórias (três em casa e quatro fora) e cinco empates (três como mandante e dois como visitante), além de 20 gols a favor e apenas seis contra. Aproveitamento de 77.8%.