Portal Eventos
Brasileirão Série C
Em 24 de outubro de 2014 às 17:54

Dois anos depois do acesso na Série D, Mogi Mirim sobe para a Série B

Clube paulista não disputava o segundo escalão nacional desde a temporada de 2004

da Redação -

São Paulo - Parabéns, Mogi Mirim Esporte Clube! O clube paulista superou o calor de 36ºC e, com o empate sem gols diante do Salgueiro, na tarde desta sexta-feira, no Estádio Romildão, no interior paulista, conquistou o acesso na Série C do Campeonato Brasileiro. No jogo de ida, em Pernambuco, o clube de São Paulo bateu o rival, por 1 a 0. (Confira a página exclusiva do Mogi Mirim no Sr. Goool!)

O Mogi Mirim estava fora da Série B desde 2004, quando foi rebaixado na penúltima colocação. Ainda no cenário nacional, o clube da cidade de Mogi Mirim - distante 160 km de São Paulo - disputou a Série C em 2005, mas ficou sem calendário nacional até 2012, quando conquistou o acesso na Série D. No ano passado, o Mogi Mirim amargou o 13º lugar na Série C e, agora, volta para a segunda principal divisão do Brasil.

O acesso do clube paulista, em 2014, foi conquistado com dez vitórias (seis em casa e quatro fora), cinco empates (quatro como mandante e um como visitante) e cinco derrotas longe da torcida, além de 23 gols a favor (12 em casa e 11 fora) e 24 contra (três diante da torcida e 21 fora). O Sapão da Mogiana chegou às quartas de final com a segunda melhor campanha do Grupo B e a terceira do geral.

Agora, o Mogi Mirim espera pelo vencedor do duelo entre Paysandu e Tupi para disputar uma vaga na final. De olho em 2015, os paulistas tentarão superar a campanha de 1995, quando o Mogi Mirim conseguiu sua melhor participação na Série B ao ficar em 3º lugar.

O Salgueiro, por sua vez, seguirá mais um ano na Série C. O Carcará subiu para o terceiro escalão nacional na temporada passada. Mas o Salgueiro não disputa a Série B desde 2011. Naquela oportunidade, o Salgueiro foi rebaixado na penúltima colocação.

Recorde!
O acesso do Mogi Mirim na Série C foi o terceiro do Estado de São Paulo de 2009 para cá. Antes do Sapão, Guaratinguetá e Oeste já haviam subido com a bandeira paulista. Desta forma, São Paulo iguala Minas Gerais (América Mineiro, Ituiutaba e Ipatinga) e Santa Catarina (Criciúma, Joinville e Chapecoense) que também contam com três acessos cada.

Enquanto isso, Alagoas (ASA e CRB), Ceará (Icasa - duas vezes), Rio Grande do Norte (ABC e América de Natal) e Pernambuco (Salgueiro e Santa Cruz) já subiram dois clubes cada. Por fim, Pará (Paysandu), Maranhão (Sampaio Corrêa), Mato Grosso (Luverdense) e Goiás (Vila Nova) têm um acesso cada.

Confira os clubes que subiram na Série C de 2009 para cá:

2009
América Mineiro-MG, ASA-AL, Guaratinguetá-SP e Icasa-CE

2010
ABC-RN, Ituiutaba-MG, Criciúma-SC e Salgueiro-PE

2011
Joinville-SC, CRB-AL, Ipatinga-MG e América de Natal-RN

2012
Oeste-SP, Icasa-CE, Chapecoense-SC e Paysandu-PA

2013
Luverdense-MT, Sampaio Corrêa-MA, Santa Cruz-PE e Vila Nova-GO

2014
Mogi Mirim-SP