Pernambuco - O Santa Cruz venceu o Ceará, por 2 a 0, em pleno Castelão, em Fortaleza, na última sexta-feira, e ficou a quatro pontos do G4 da Série B do Campeonato Brasileiro. O Tricolor pernambucano não triunfava sobre o rival nordestino há nove anos e as lembranças da temporada 2005 deixam os torcedores animados, como mostrará o Sr. Goool neste sábado. (Confira a página exclusiva do Santa Cruz no Sr. Goool!)
Na Série B de 2005, o Santa Cruz bateu o Ceará, por 1 a 0, no mesmo Castelão, em 30 de abril, pela 2ª rodada. Naquele ano, o Santinha conquistaria o acesso à Série A do Brasileirão ao lado do Grêmio. Os pernambucanos ficaram com o vice-campeonato no segundo escalão nacional.Desde então, o Santa Cruz não venceu mais o Ceará e nem voltou para a elite. De lá para cá aconteceram outros cinco jogos entre Santa Cruz e Ceará. Na Série B de 2007, os rivais empataram, por 1 a 1, em Recife, e o Ceará venceu, em casa, por 3 a 0. Na Copa do Nordeste de 2010, o Vozão bateu o Santinha, em Pernambuco, por 1 a 0. Por fim, no 1º turno da Série B 2014, o Ceará venceu, fora, por 3 a 2. Após estes tropeços, o Santa se redimiu.
Grudado!
O Santinha ainda poderá melhorar mais suas chances de acesso na próxima terça-feira, às 19h30, quando enfrentará o Vila Nova na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata. Este será um jogo atrasado da 31ª rodada. Depois, no sábado, 1º de novembro, os pernambucanos voltarão a campo para enfrentarem o América de Natal, na mesma Arena Pernambuco, às 17 horas, pela 33ª rodada.
E se depender dos jogos em casa, o Santa Cruz tem tudo para conquistar dois bons resultados. Pela Série B, o aproveitamento do Santinha como mandante chega a 71,1%. Nas arquibancadas, o Santa Cruz tem a segunda melhor média de público pagante da competição (12.074). Resta saber se a mística da vitória sobre o Ceará terá papel fundamental nesta briga pelo acesso.