Rio de Janeiro - Parabéns, Macaé Esporte Futebol Clube! O Macaé não tremeu diante do Castelão lotado, abarrotado, apinhado de tricolores. Pelo contrário. O clube fluminense calou 62.525 pagantes - maior público do Brasil em 2014 -, neste sábado, ao empatar, por 1 a 1, com o Fortaleza, e conquistar o inédito acesso na Série C do Campeonato Brasileiro. (Confira a página exclusiva do Macaé no Sr. Goool!)
Com apenas 24 anos, o Macaé foi o algoz da vez do experiente Fortaleza que já acumula 96 anos de história. Assim como o Oeste, nas quartas de final de 2012, e o Sampaio Corrêa, no último jogo da fase de grupos de 2013, o Macaé foi quem fez festa na casa do Fortaleza. O Tricolor cearense, que se destacou desde o início da Série C, terá que disputar mais uma vez o terceiro escalão nacional.
Já o Macaé sobe para a Série B e avança para as semifinais da Série C. Mogi Mirim e Paysandu já haviam comemorado a dobradinha. Classificado com a quarta melhor campanha do Grupo B, o Macaé empatou sem gols em casa com o Fortaleza e ficou no 1 a 1 fora de casa.A campanha do acesso teve sete vitórias (cinco em casa e duas fora), sete empates (três como mandante e quatro como visitante) e seis derrotas (dois diante da torcida e quatro fora), além de 16 gols a favor e 18 contra.
Recorde!
Desde que a Série C ganhou o formato com 20 clubes, em 2009, os Estados de São Paulo (Guaratinguetá, Oeste e Mogi Mirim), Minas Gerais (América Mineiro, Ituiutaba e Ipatinga) e Santa Catarina (Criciúma, Joinville e Chapecoense) conquistaram três acessos cada - recorde na competição.
Enquanto isso, Alagoas (ASA e CRB), Ceará (Icasa - duas vezes), Rio Grande do Norte (ABC e América de Natal), Pernambuco (Salgueiro e Santa Cruz) e Pará (Paysandu - duas vezes) já subiram dois duas vezes cada. Por fim, Maranhão (Sampaio Corrêa), Mato Grosso (Luverdense), Goiás (Vila Nova) e, agora, Rio de Janeiro (Macaé) têm um acesso cada.
Confira os clubes que subiram na Série C de 2009 para cá:
2009
América Mineiro-MG, ASA-AL, Guaratinguetá-SP e Icasa-CE
2010
ABC-RN, Ituiutaba-MG, Criciúma-SC e Salgueiro-PE
2011
Joinville-SC, CRB-AL, Ipatinga-MG e América de Natal-RN
2012
Oeste-SP, Icasa-CE, Chapecoense-SC e Paysandu-PA
2013
Luverdense-MT, Sampaio Corrêa-MA, Santa Cruz-PE e Vila Nova-GO
2014
Mogi Mirim-SP, Paysandu-PA e Macaé-RJ