São Paulo - Na disputa do ranking de público entre UEFA Champions League e UEFA Europa League, os clubes do torneio mais importante da Europa levam grande vantagem na média de pagantes, como mostrará o Sr. Goool nesta terça-feira. Outro detalhe interessante é que, se os brasileiros estivessem nesta disputa europeia, apareceriam apenas a partir do 40º lugar. (Clique na imagem abaixo e confira o ranking agrupado de público!)
O líder do ranking agrupado dos dois principais torneios europeus é o Barcelona com média de 71.095 pagantes. Em apenas duas partidas, o clube catalão levou ao estádio 142.189 torcedores. Para se ter uma ideia, o total de público do Barça é maior do que o apresentado por Santos (128.400), Atlético Paranaense (124.391), Figueirense (122.335) e Goiás (99.828). Detalhe: todos estes clubes já realizaram mais de dez jogos na Série A do Brasileirão.De volta ao ranking europeu, os alemães Bayner de Munique e Borussia Dortmund completam o Top 3. Com apenas um jogo cada como mandante, o Bayern tem média de 68 mil pagantes, enquanto o Borussia aparece com 65.851 torcedores. O Real Madrid também supera a marca de 65 mil apaixonados (65.364).
Nas 16 primeiras colocações do ranking - com apenas clubes da UCL - são três clubes cada da Espanha (Barcelona, Real Madrid e Atlhetic), da Alemanha (Bayern de Munique, Borussia Dortmund e Scahlke 04) e da Inglaterra (Arsenal, Liverpool e Chelsea), dois da Itália (Roma e Napoli) e um cada da Escócia (Celtic), Holanda (Ajax), França (PSG), Turquia (Beşiktaş) e Portugal (Sporting).
Nova etapa!
O primeiro clube da UEFA Europa League no ranking de público é o alemão Borussia Mönchengladbach. Com três partidas em casa, o clube apresenta média de 40.487 pagantes. O Borussia Mönchengladbach tem média maior do que, por exemplo, o Atlético de Madrid (39.412) - atual vice-campeão da Europa. O Manchester City (37.509) também está abaixo dos alemães.
O São Paulo, dono da maior média de público do Brasil (28.113), estaria na modesta 40ª colocação. O Tricolor paulista estaria uma posição a frente do francês St-Étienne (27.744) que disputa a UEFA Europa League. Mas o clube brasileiro perderia para o novato e sensação da UCL Ludogorets. O clube búlgaro realizou três partidas em casa e conta com média de 29.210 apaixonados.
Lanterna do ranking de público da Série A com média de 6.655 torcedores, o Goiás ocuparia a 98ª colocação no ranking europeu. Sem levar em conta o CSKA Moskva, que fez seus jogos com portões fechados, a última posição é do Maccabi Tel-Aviv com média de 350 pagantes. O clube de Israel é o único que não atinge a marca de mil torcedores.
Já o pior clube da UEFA Champions League é o Slovan Bratislava. O clube tem média de só 8.461 torcedores. Mas o clube dinamarquês já foi eliminado. Entre aqueles que seguem na briga pelo título, a pior média é do Monaco. O clube francês tem média de só 10.453 apaixonados no 82º lugar.
O Sr. Goool também tem página específica para todos os clubes. Basta clicar no escudo do clube do seu coração e conferir as estatísticas no campeonato selecionado ou na temporada. Há dados dentro e fora de campo, além de outras curiosidades.