São Paulo - A Portuguesa foi rebaixada nos pontos corridos pela terceira vez em sua história. O descenso para a Série C do Campeonato Brasileiro, porém, teve o pior aproveitamento em relação as outras duas quedas, de acordo com o levantamento do Sr. Goool. Em 33 partidas na Série B 2014, a Portuguesa obteve apenas 21 pontos. São três vitórias (duas em casa e uma fora), 12 empates (seis como mandante e seis como visitante) e 18 derrotas (oito diante da torcida e dez fora), além de 25 gols a favor e 52 contra. Aproveitamento de 21,2%. (Confira a página exclusiva da Portuguesa no Sr. Goool!)
Mesmo se vencer os últimos cinco jogos na Série B, a Portuguesa ficaria com aproveitamento de 31,5% - desempenho inferior em relação aos rebaixamentos na Série A de 2008 e 2013. Há seis anos, a Portuguesa amargou seu primeiro descenso nos pontos corridos.Um ano após subir para a Série A, a Lusa acabou com a segunda pior campanha da elite. Foram 38 pontos em 38 jogos (nove vitórias, 11 empates e 18 derrotas). Aproveitamento de 33,3%. Após esta queda, o clube paulista só conseguiu retornar ao Brasileirão em 2011, com o título da Série B. Mas em 2013, a Portuguesa foi novamente rebaixada. A queda teve aproveitamento de 42,1%.
Ainda pior...
Para piorar, a Portuguesa bateu recorde negativo em seus 94 anos de história. Como se não bastasse o inédito rebaixamento ao terceiro escalão nacional, a Rubro-verde ainda tem a pior sequência sem vitória de sua história no Nacional. O time de 2014 superou o desempenho do time de 1972.
Há 42 anos, a Portuguesa ficou 12 jogos sem vencer na Série A com sete derrotas e cinco empates. Na atual campanha da Série B, porém, a Lusa chegou ao 13º jogo sem triunfo. São nove derrotas e quatro empates. Não por acaso, o clube paulista amarga a lanterna da competição. A Lusa só não esteve na zona de rebaixamento na 12ª rodada. A Portuguesa ainda assumiu - definitivamente - a lanterna na 28ª rodada.
Mesmo humilhada, a Portuguesa ainda terá que cumprir tabela. O primeiro jogo após o rebaixamento será em 8 de novembro, às 21 horas, no Canindé, em São Paulo, diante da Portuguesa. Aliás, Canindé que foi esquecido pelos torcedores. A média de público da Lusa é de apenas 1.116 pagantes. Em 16 jogos em casa, a Lusa tem público total de só 17.858 torcedores.