São Paulo - A temporada 2014 do futebol brasileiro está na reta final, mas 14 clubes da Série A ainda não foram campeões. Estes clubes poderão passar em branco para desespero de seus torcedores. A lista, porém, poderá ficar menor, caso o São Paulo vença o Brasileirão ou a Copa Sul-americana e Atlético Mineiro ou Santos tenham sucesso na Copa do Brasil.
Até aqui, só seis clubes da elite já foram campeões em 2014. Bahia, Cruzeiro, Figueirense, Flamengo, Internacional e Sport fizeram a festa de seus torcedores no início do ano. Todos foram campeões estaduais. O Sport ainda faturou a Copa do Nordeste. Deste sexteto, dois clubes sonham com mais um título no ano.
O Cruzeiro, aliás, pode faturar a Tríplice Coroa caso vença o Brasileirão e a Copa do Brasil. Já o Flamengo sonha "apenas" com a Copa do Brasil. Bahia e Figueirense, por outro lado, lutam contra o descenso na Série A. Na maior parte dos casos de clubes sem títulos no ano, porém, a seca de títulos é recente.Na seca!
O mesmo não acontece para três clubes. A pior situação é do Atlético Paranaense. O Rubro-negro não solta o grito entalado na garganta desde 2009, quando foi campeão estadual. No ano passado, o Furacão foi vice-campeão da Copa do Brasil. A seca do Grêmio, por sua vez, vem desde o título do Gauchão 2010. Em 2011, a Chapecoense foi campeã catarinense.
O rival Palmeiras, sem título desde a Copa do Brasil 2012, sentirá ainda mais a seca em 2014. A atual temporada foi de comemorações ao Verdão que completou 100 anos e está prestes a reinaugurar o estádio. Mas em campo, o clube luta contra o rebaixamento no Brasileirão.
Quem também deixou a desejar foi o Fluminense. Campeão brasileiro em 2012, o Tricolor carioca se limita a brigar por uma vaga no G4. A realidade de todos estes clubes é bem diferente da imaginada por torcedores, dirigentes, técnicos e jogadores no início do ano. Agora, é pensar em 2015.