Portal Eventos
Brasileirão Série C
Em 30 de outubro de 2014 às 11:04

Série C teria mudanças no acesso e no rebaixamento se fosse disputada em pontos corridos

Alguns clubes querem que a fórmula de disputa da Série C seja igual ao formato das Séries A e B

da Redação -

São Paulo - A inédita queda da Portuguesa na Série B do Campeonato Brasileiro e o não acesso do Fortaleza na Série C contribuíram para reaquecer o debate sobre o formato de disputa do terceiro escalão nacional. Há dirigentes que desejam os pontos corridos, assim como acontece nas Séries A e B. O formato de turno e returno agrada Marco Polo Del Nero, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF) e futuro mandatário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

 Sem acesso, Fortaleza quer pontos corridos na Série C!
Se a Série C 2014 tivesse sido disputada em pontos corridos, o resultado do acesso e do rebaixamento seria outro. É verdade que aconteceriam mais jogos e os clubes dos Grupos A e B se enfrentariam ao longo da jornada. Mas como forma de colocar mais lenha neste debate, o Sr. Goool apresentará a classificação unificada da Primeira Fase da Série C.

O Fortaleza, que perdeu o acesso para o Macaé, teria sido campeão nos pontos corridos e, hoje, estaria festejando o acesso à Série B. O clube fluminense, por sua vez, amargaria o 8º lugar e teria que disputar a Série C de novo. Outra mudança seria o acesso do Tupi.

Mais mudanças!
Os mineiros foram eliminados pelo Paysandu nas quartas de final, mas nos pontos corridos, o clube ficaria com o vice-campeonato. Já o Papão seria o 6º colocado e estaria fora da Série B 2015. Apenas Mogi Mirim e CRB manteriam o acesso nos pontos corridos. Os paulistas terminariam em 3º lugar, uma posição acima do CRB. Os alagoanos conseguiram o acesso por causa dos critérios de desempate, uma vez que a pontuação seria a mesma do Salgueiro.

Na zona de rebaixamento, apenas uma mudança. O São Caetano teria escapado da degola nos pontos corridos por um ponto. Em seu lugar, o Águia seria rebaixado. Enquanto isso, Treze, CRAC e Duque de Caxias teriam o mesmo destino, ou seja, a última divisão nacional.

Apesar do debate na mudança da fórmula de disputa - a diretoria do Fortaleza já havia solicitado esta alteração no início do ano -, será bem difícil a CBF mudar o formato em 2015. A entidade já divulgou o calendário das competições para a próxima temporada e a Série C segue com apenas 24 datas. A competição será disputada entre 17 de maio e 24 de novembro. E você, torcedor-internauta, prefere qual formato?

Confira a classificação da Série C juntando os dois grupos:

*Acesso em negrito
*Rebaixamento em itálico



1 - Fortaleza
35 pontos
2 - Tupi
34 pontos
3 - Mogi Mirim
31 pontos
4 - CRB
27 pontos
5 - Salgueiro
27 pontos
6 - Paysandu
26 pontos
7 - Madureira
26 pontos
8 - Macaé
26 pontos
9 - ASA
25 pontos
10 - Guaratinguetá
25 pontos
11 - Juventude
25 pontos
12 - Botafogo
25 pontos
13 - Guarani
24 pontos
14 - Cuiabá
23 pontos
15 - Caxias
22 pontos
16 - São Caetano
21 pontos
17 - Águia
20 pontos
18 - Treze
19 pontos
19 - CRAC
10 pontos
20 - Duque de Caxias
7 pontos