Portal Eventos
Brasileirão Série B
Em 31 de outubro de 2014 às 05:11

Média de recordistas de público na Série B acompanha desempenho em campo

Apenas três clubes no segundo escalão nacional superam a média de dez mil torcedores

da Redação -

Maranhão - O tamanho da marola nas arquibancadas está atrelado ao desempenho do time dentro das quatro linhas no futebol brasileiro. São raros os casos e as situações em que os estádios se enchem mesmo com o fraco desempenho em campo. Na Série B do Campeonato Brasileiro é possível observar tal fenômeno nos gráficos dos três clubes que superam a média de dez mil pagantes, Sampaio Corrêa, Santa Cruz e Ceará. (Clique na imagem abaixo e confira o ranking de público da Série B!)

O Sampaio Corrêa, após 16 jogos como mandante, lidera o ranking com média de 14.349 pagantes. O ápice de público do clube maranhense aconteceu na 25ª rodada durante o empate, por 2 a 2, com o Vasco (37.332). Naquela oportunidade, o Tubarão ocupava o 7º lugar. Desde então, o Sampaio Corrêa acumulou tropeços e viu o público despencar.

Na 27ª rodada, o público em São Luís foi de 15.604 torcedores. O desempenho nas arquibancadas voltou a cair na 30ª rodada (14.394). E ficou ainda pior na 31ª rodada quando o Sampaio Corrêa teve seu pior público em casa, apenas 5.857 torcedores. Hoje, o clube maranhense ocupa a modesta 10ª colocação na Série B.

Arrancada!
O gráfico de público do Santa Cruz é o inverso do Sampaio Corrêa. A linha do Tricolor estava próxima do chão, mas tudo mudou quando a sequência vitoriosa colocou a linha a caminho do céu. Na 25ª rodada, por exemplo, se o Sampaio conseguiu seu melhor desempenho, o Santinha jogou com arquibancadas vazias. Na vitória sobre o Oeste, por 3 a 0, no Arruda, apenas 5.551 pagantes compareceram para apoiar o time pernambucano.

A vitória, aliada a invencibilidade de sete jogos - cinco vitórias e dois empates - ajudou a mudar o rumo fora de campo. Se o clube estava em 8º lugar na 25ª rodada, agora, está na 5ª colocação, a um ponto do G4 e com um jogo a menos do que os rivais. Na 27ª rodada, o Santinha aumentou o público para 10.551 pagantes e chegou a 23.283 - recorde tricolor na Série B - durante a 30ª rodada.

É verdade que o público caiu para 17.083 pagantes na 31ª rodada, mas o jogo foi no meio de semana e na Arena Pernambuco, considerada de difícil acesso. Sem falar que, no próximo sábado, a meta é de 40 mil pagantes na esperança de levar o Tricolor ao G4 da Série B. Hoje, o clube nordestino tem média de 12.408 torcedores, a segunda maior da competição.

Queda!
O 3º colocado no ranking de público é o Ceará com média de 10.566 pagantes. O Vozão está na mesma decadência do Sampaio Corrêa. E olha que o Ceará já liderou a Série B e passou grande parte da competição no G4. Atualmente, o clube cearense ocupa o 6º lugar com 50 pontos.

Na 28ª rodada, o Ceará tinha grandes chances de recuperar seu espaço no G4 e, por isso, conseguiu seu maior público na Série B (21.062). Mas o empate com o Sampaio Corrêa desanimou de vez os torcedores. O público do Vozão caiu para 13.949 torcedores na 29ª rodada e despencou para 10.247 pagantes na 32ª rodada.

O trio estará em campo neste sábado. O Sampaio Corrêa enfrentará a vice-líder Ponte Preta, em Campinas, às 16h20. O Santa Cruz, por sua vez, receberá o Náutico, às 17 horas. Por fim, o Ceará pegará o Boa Esporte, em Varginha, às 21 horas.

O Sr. Goool é o único site que acompanha o público e a renda de todos os clubes das Séries A, B, C e D do Brasileirão. Fique por dentro de tudo o que acontece nas arquibancadas. O Sr. Goool ainda disponibiliza aos torcedores-internautas as estatísticas e o simulador de todos os campeonatos.

O Sr. Goool também tem página específica para todos os clubes. Basta clicar no escudo do clube do seu coração e conferir as estatísticas no campeonato selecionado ou na temporada. Há dados dentro e fora de campo, além de outras curiosidades.