São Paulo - Parabéns, Associação Atlética Ponte Preta! Clube mais antigo em atividade no Estado de São Paulo e segundo no Brasil, a Ponte Preta está de volta à Série A do Campeonato Brasileiro. Na tarde deste sábado, a Macaca subiu no galho mais alto do futebol nacional ao superar o Bragantino, por 2 a 0, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, pela 34ª rodada da Série B. (Confira a página exclusiva da Ponte Preta no Sr. Goool!)
O triunfo ainda devolveu a liderança do segundo escalão nacional ao clube paulista. Agora, a Ponte Preta soma 67 pontos, um a mais do que o Joinville. O JEC, aliás, será o adversário da Macaca na próxima rodada, no sábado, às 16h20, em Santa Catarina, no duelo que é considerado a "final" da Série B. O Joinville conquistou o acesso na última terça-feira.Se o JEC não disputava à elite há quase três décadas, a Ponte Preta fez o tradicional bate e volta. Rebaixada no ano passado, a Macaca realizará, em 2015, sua 22ª participação na divisão mais importante do futebol brasileiro - em 1970, o clube disputou o Torneio Roberto Gomes Pedrosa. Será também a sétima vez que a Ponte Preta estará na Série A de pontos corridos. Este foi o segundo acesso no atual formato da Série B. O primeiro aconteceu em 2011.
A campanha atual da Macaca, por sinal, já supera o desempenho dos paulistas em 2011. Hoje a Ponte Preta tem 67 pontos, com 19 vitórias, dez empates e cinco derrotas. Há três anos, o clube paulista subiu com a 3ª melhor campanha da Série B. Foram 63 pontos - 17 vitórias, 12 empates e nove derrotas, além de 63 gols a favor e 45 contra.
Bate e volta!
O Grêmio desceu em 2004, mas voltou na temporada seguinte. Em 2005, foi a vez do Atlético Mineiro cair. Mas o Galo subiu em 2006. Em 2007, o Corinthians desceu para a Série B, mas conquistou o acesso em 2008. O mesmo aconteceu com o Vasco que caiu em 2008 e voltou em 2009.
Os rivais paranaenses também estão nesta lista. O Coritiba, rebaixado em 2009, conquistou o acesso em 2010. Já o Atlético amargou o descenso em 2011, mas voltou em 2012. Na dobradinha 2012/2013 aconteceu o maior número de sobe e desce. Sport, Palmeiras e Figueirense foram rebaixados, mas voltaram no ano seguinte.
Em 2013, além da Ponte Preta, Portuguesa,Vasco e Náutico também foram rebaixados na Série A. A Lusa já rodou e caiu para a Série C. Enquanto isso, o Vasco está no G4 e no caminho do acesso. Já o Náutico deverá seguir mais uma temporada no segundo escalão nacional.Recordista!
O Estado de São Paulo é o recordista de acessos nos pontos corridos. Os paulistas já subiram nove vezes. O melhor desempenho aconteceu em 2008, quando Corinthians, Santo André e Grêmio Barueri conquistaram o acesso. Além do Corinthians, Portuguesa (2011) e Palmeiras (2013) também foram campeões da Série B. Santa Catarina, que já subiu o Joinville em 2014, tem seis acessos.
Outro Estado que costuma se dar bem é Pernambuco. Mas a variedade não é muito grande em relação aos clubes. Náutico e Sport foram responsáveis pelos cinco acessos pernambucanos na Série B de pontos corridos - vantagem rubro-negra, por 3 a 2. Enquanto isso, mineiros, paranaenses e baianos somam três acessos cada. Atlético Mineiro (2006) e Coritiba (2007 e 2010) já foram campeões.
O Estado de Goiás, por sua vez, tem dois acessos. Em 2012, o Goiás ficou com o título da Série B. Por fim, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Ceará subiram uma vez cada para a Série A. Destaque para os cariocas que foram campeões com o Vasco em 2009.