São Paulo - O final da temporada está emocionante no futebol verde e amarelo e poderá ficar ainda melhor. As Séries B, C e D do Campeonato Brasileiro poderão ter campeões que jamais venceram um título nacional. A Ponte Preta é o maior exemplo neste rol de possibilidades. Com 114 anos, a Macaca é o clube em atividade mais antigo do Estado de São Paulo e o segundo do Brasil.
Ainda assim, a Ponte Preta nunca venceu um torneio nacional. O maior título da Macaca foi a conquista do interior no Paulistão. Mas agora, o clube de Campinas está bem próximo do título da Série B. Líder com 67 pontos, a Ponte Preta fará a "final" contra o Joinville no próximo sábado, às 16h20. O JEC ocupa a vice-liderança com 66 pontos. O clube catarinense tem em sua galeria o título da Série C 2011.
Falando no terceiro escalão nacional, o Macaé busca seu primeiro título nacional. O clube fluminense já fez história ao conquistar o acesso para a Série B e, agora, quer a volta olímpica. Em 2009, o Macaé foi vice-campeão da Série D. O representante do Rio de Janeiro enfrentará, na final, o Paysandu. O Papão já venceu a Série B em 1991 e 2001, além de ter ficado com a Copa dos Campeões em 2002.Se nas Séries B e C há a possibilidade de campeões inéditos, na Série D com certeza haverá um clube campeão que jamais faturou um título nacional. Brasil e Tombense empataram sem gols o jogo de ida da final. O clube de Pelotas foi 3º colocado no Brasileirão de 1985, mas nunca ficou com o título. O Tombense, mesmo centenário, não chegou nem perto. O clube fez história ao conquistar o acesso para a Série C.
A Série B ainda tem mais quatro rodadas para definir o campeão. A Série C será encerrada em 23 de novembro. Já no próximo domingo, a Série D terá seu mais novo campeão.