Goiás - O futebol é atemporal, assim como o amor do torcedor por seu clube de coração. E este sentimento não acabará para os apaixonados pelo Vila Nova que viram o clube goiano fazer a segunda passagem na mesma temporada. Rebaixado no Campeonato Estadual, o Tigrão também desceu às profundezas na Série B do Brasileirão, na noite desta sexta-feira, ao perder, por 1 a 0, para o Oeste, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, diante de 240 testemunhas. (Confira a página exclusiva do Vila Nova no Sr. Goool!)
A ressurreição não será em sete dias. Os torcedores terão que esperar, ao menos, um ano para ver se o clube levantará e andará até os céus. A primeira batalha para buscar a ascensão será no Estadual e, na sequência, a difícil peregrinação na Série C.O Vila Nova se junta a Portuguesa, rebaixada com cinco rodadas de antecedência. O Tigre, por sua vez, cumprirá tabela nos próximos três jogos da Série B. O Vila Nova volta para a Série C um ano após o acesso. Desde que o futebol brasileiro passou a contar com quatro divisões, o clube goiano disputou a Série B entre 2009 e 2011, além da atual temporada, e esteve na Série C em 2012 e 2013.
Sem surpresa!
A segunda passagem do Vila Nova em 2014 não causa surpresa. O clube goiano passou todas as rodadas na zona de rebaixamento. Sem falar que o Tigre ainda se tornou o clube que mais vezes foi rebaixado nos pontos corridos. Esta é a terceira queda do Vila Nova desde 2006.
Logo no primeiro ano com o novo formato de disputa, o Vila Nova foi rebaixado na Série B com a pior campanha - aproveitamento de 36,8%. A segunda queda ocorreu, em 2011, na 18ª colocação. Aproveitamento de 28%. Hoje o desempenho do clube goiano é de 27,6%.
São apenas nove vitórias (quatro em casa e cinco fora), dois empates como mandante e inacreditáveis 24 derrotas (12 diante da torcida e 12 fora). O clube goiano anotou 28 gols e sofreu 60 (pior defesa). O Vila Nova ainda poderá se tornar o clube que mais vezes foi derrotado em apenas uma edição da Série B.
Salgueiro, Duque de Caxias e ASA, de 2006 para cá, são os recordistas de tropeços no segundo escalão nacional. Pernambucanos e fluminenses apanharam 25 vezes em 2011, enquanto o ASA sofreu o mesmo número de derrotas na temporada passada. Todos, logicamente, foram rebaixados.
O Vila Nova voltará a campo para cumprir tabela na próxima terça-feira, às 21h50, contra o Vasco, no Rio de Janeiro, pela 36ª rodada.
Confira os clubes rebaixados na Série B de pontos corridos:
2006
Paysandu-PA, Guarani-SP, São Raimundo-AM e Vila Nova-GO
2007
Paulista-SP, Santa Cruz-PE, Remo-PA e Ituano-SP
2008
Marília-SP, Criciúma-SC, Gama-DF e CRB-AL
2009
Juventude-RS, Fortaleza-CE, Campinense-PB e ABC-RN
2010
Brasiliense-DF, Santo André-SP, Ipatinga-MG e América de Natal-RN
2011
Icasa-CE, Vila Nova-GO, Salgueiro-PE e Duque de Caxias-RJ
2012
CRB-AL, Guarani-SP, Ipatinga-MG e Grêmio Barueri-SP
2013
Guaratinguetá-SP, Paysandu-PA, São Caetano-SP e ASA-AL
2014
Vila Nova-GO e Portuguesa-SP