São Paulo - Macaé e Paysandu, após o acesso, decidem o título da Série C do Campeonato Brasileiro. Qualquer clube que fique no lugar mais alto do pódio fará do seu Estado o segundo maior vencedor do terceiro escalão nacional. Rio de Janeiro e Pará, aliás, também brigarão pela primeira conquista desde que a Série C passou a ter 20 clubes, em 2009.
Hoje, o maior campeão da Série C é o Estado de São Paulo com oito títulos. O Rio de Janeiro tem três conquistas, assim como Goiás e Santa Catarina. Caso o Macaé vença, os cariocas vão se isolar na vice-liderança. Enquanto isso, o Pará ostenta dois títulos na competição. Caso o Paysandu leve o título, os paraenses empatarão com goianos, cariocas e catarinenses na 2ª colocação.Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e Rio Grande do Norte têm um título cada. Mas a lista dos vencedores desde 2009 é ainda mais modesta. Rio e Pará, por exemplo, ainda não foram campeões no atual formato.Em 2009, no primeiro ano com o novo formato, a Série C ficou sob o domínio do América Mineiro. O Rio Grande do Norte fez a festa, em 2010, com o ABC. Já o Joinville levou o título para Santa Catarina, em 2011. São Paulo também deu a volta olímpica, em 2012, com o Oeste. Por fim, na temporada passada, o Santa Cruz fez a alegria de Pernambuco.
Final!
Macaé e Paysandu já se conhecem. Em 2012, os rivais se enfrentaram nas quartas de final. O Papão levou a melhor e conquistou o acesso para a Série B. No jogo de ida, no Pará, o Paysandu venceu os fluminenses, por 2 a 0. No Rio de Janeiro, na volta, o Macaé até triunfou, por 3 a 2, mas perdeu a vaga para os bicolores.
Em 2014, o Macaé realizou 22 jogos com oito vitórias (seis em casa e duas fora), oito empates (três como mandante e cinco como visitante) e seis derrotas (duas diante da torcida e quatro fora). Aproveitamento modesto de 48,5%. O representante do Rio de Janeiro ainda fez 20 gols (14 em casa e seis fora) e sofreu 18 (oito como mandante e dez como visitante). (Confira a página exclusiva do Macaé no Sr. Goool!)
A campanha do Paysandu, por sua vez, tem aproveitamento de 53%. São dez triunfos (sete em casa e três fora), cinco empates (dois como mandante e três como visitante) e sete derrotas (duas em casa e cinco fora). O Papão ainda balançou as redes em 29 oportunidades (19 diante da torcida e dez fora) e sofreu 21 gols (nove em casa e 12 como visitante). (Confira a página exclusiva do Paysandu no Sr. Goool!)