Portal Eventos
Brasileirão Série B
Em 15 de novembro de 2014 às 10:48

Vila Nova vira o clube que mais caiu na Série B, mas paulistas ainda são recordistas em quedas

Antes do descenso em 2014, clube goiano já havia sido rebaixado na Série B de 2006 e 2011

da Redação -

Goiás - O Vila Nova foi rebaixado pela terceira vez na Série B do Campeonato Brasileiro de pontos corridos. Na última sexta-feira, o clube goiano perdeu para o Oeste, por 1 a 0, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, e já não pode mais alcançar os rivais. Com a queda, o Tigre se tornou recordistas em rebaixamentos no segundo escalão nacional de 2006 para cá. (Confira a página exclusiva do Vila Nova no Sr. Goool!)

Logo no primeiro ano com o novo formato de disputa, o Vila Nova foi rebaixado na Série B com a pior campanha - aproveitamento de 36,8%. A segunda queda ocorreu, em 2011, na 18ª colocação. Aproveitamento de 28%. Hoje o desempenho do clube goiano é de 27,6%.

 Rebaixado no Campeonato Estadual, Vila Nova também amargou o descenso na Série B do Brasileirão!
São apenas nove vitórias (quatro em casa e cinco fora), dois empates como mandante e inacreditáveis 24 derrotas (12 diante da torcida e 12 fora). O clube goiano anotou 28 gols e sofreu 60 (pior defesa). Guarani, Paysandu, CRB e Ipatinga estavam empatados com o Vila Nova com duas quedas, mas ficaram para trás com o terceiro rebaixamento do clube goiano.

Dez vezes!

Apesar dos três rebaixamentos de Goiás, através do Vila Nova, o Estado de São Paulo é o recordista no quesito. Os paulistas, de 2006 para cá, já caíram em dez oportunidades (Guarani (2x), Paulista, Ituano, Marília, Santo André, Grêmio Barueri, Guaratinguetá, São Caetano e Portuguesa).

Pará (Paysandu (2x) e Remo) e Alagoas (CRB (2x) e ASA) têm as mesmas três quedas do que os goianos. Com dois rebaixamentos há Pernambuco (Santa Cruz e Salgueiro), Distrito Federal (Gama e Brasiliense), Ceará (Fortaleza e Icasa), Rio Grande do Norte (ABC e América de Natal) e Minas Gerais (Ipatinga (2x)).

A lista ainda conta com Amazonas (São Raimundo), Santa Catarina (Criciúma), Rio Grande do Sul (Juventude), Paraíba (Campinense) e Rio de Janeiro (Duque de Caxias) todos com um descenso cada.

Confira os clubes rebaixados na Série B de pontos corridos:

2006
Paysandu-PA, Guarani-SP, São Raimundo-AM e Vila Nova-GO

2007
Paulista-SP, Santa Cruz-PE, Remo-PA e Ituano-SP

2008
Marília-SP, Criciúma-SC, Gama-DF e CRB-AL

2009
Juventude-RS, Fortaleza-CE, Campinense-PB e ABC-RN

2010
Brasiliense-DF, Santo André-SP, Ipatinga-MG e América de Natal-RN

2011
Icasa-CE, Vila Nova-GO, Salgueiro-PE e Duque de Caxias-RJ

2012
CRB-AL, Guarani-SP, Ipatinga-MG e Grêmio Barueri-SP

2013
Guaratinguetá-SP, Paysandu-PA, São Caetano-SP e ASA-AL

2014
Vila Nova-GO e Portuguesa-SP