São Paulo - Se os meninos do Brasil não são os reis da América, as meninas brasucas dominam a Libertadores da categoria. O São José disputará a final do torneio sul-americano contra o Caracas, da Venezuela, neste domingo, às 11 horas, no Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos. Esta é a sexta vez em seis edições que o Brasil terá um representante na decisão da Libertadores feminina.
O clube paulista, aliás, é o maior vencedor do torneio e o atual campeão. No ano passado, o São José faturou a Libertadores ao derrotar o Formas Íntimas, da Colômbia, por 3 a 1. Em 2011, a vítima do São José foi o Colo-Colo, do Chile. As brasileiras triunfaram, por 1 a 0.Já nos dois primeiros anos de Libertadores, o Santos faturou os títulos. As meninas do Peixe golearam o Universidad Autónoma, do Paraguai, por 9 a 0, em 2009, e bateram o Everton, do Chile, por 1 a 0, em 2010. Apenas uma vez o título da Libertadores não ficou com o Brasil.
E mesmo assim não foi nada fácil tirar a taça das brasileiras. O Colo-Colo empatou sem gols contra o Foz Cataratas. Nos pênaltis, as chilenas deram a volta olímpica com o triunfo, por 4 a 2, em 2012. Se o São José estará em sua terceira final, as meninas do Caracas vão decidir o título pela primeira vez. A melhor colocação do Caracas foi o 4º lugar em 2011.
Perfeito!
O São José chega para a final com aproveitamento de 100%. São quatro vitórias em quatro jogos, além de 18 gols a favor (melhor ataque) e apenas dois contra (melhor defesa). O Caracas, por sua vez, tem dois triunfos e dois empates. Aproveitamento de 66,7%. O clube venezuelano balançou as redes 11 vezes e levou nove gols.