Minas Gerais - O Tombense fez história ao conquistar o acesso à Série C e abocanhar o título da Série D do Campeonato Brasileiro. O representante mineiro ainda conseguiu algo que poucos clubes alcançaram. O Tombense foi campeão nacional durante o seu centenário. Na história do futebol brasileiros, os clubes costumam sofrer com a "zica" dos 100 anos. (Confira a página exclusiva do Tombense no Sr. Goool!)
Grêmio, Botafogo, Sport, Atlético Mineiro e Corinthians também deixaram a desejar. O Coritiba foi além e acabou rebaixado no Brasileirão durante o centenário. Internacional, Fluminense e Vitória até foram campeões, mas estaduais. O Leão baiano também abocanhou a Copa do Nordeste.
Raro!
Poucos foram os clubes que conseguiram um título de expressão durante o centenário. O Santos, em 2012, foi campeão paulista e também ficou com o título da Recopa Sul-americana. O Remo, assim como o Tombense, venceu uma divisão do Brasileirão. Em 2005, o clube paraense garantiu o título da Série C.
Ainda assim, Santos, Remo e Tombense estão abaixo do Vasco. O clube carioca foi o único a festejar - de verdade - os 100 anos. O Vasco, em 1998, foi campeão estadual e da Libertadores. O clube ainda ficou com o vice no Mundial de Clubes. Pelo histórico de grandes clubes, o Tombense pode e tem todo o direito de festejar a conquista da última divisão nacional.
O Tombense foi campeão com nove vitórias (sete em casa e duas fora), cinco empates (um como mandante e quatro como visitante) e apenas duas derrotas longe da torcida. Aproveitamento de 66,7%. O clube mineiro fez 23 gols e sofreu dez.
Além do campeão Tombense, Brasil-RS, Confiança-SE e Londrina-PR também conquistaram o acesso na Série D. A edição 2014 da última divisão nacional foi encerrada com 200 jogos - 93 vitórias dos mandantes, 51 triunfos dos visitantes e 56 empates. Ainda aconteceram 515 gols, sendo 302 dos donos da casa e 213 dos visitantes. Média de 2,58 tentos por partida.