Pará - A final da Série C do Campeonato Brasileiro está aberta após o empate, por 1 a 1, entre Macaé e Paysandu, no Rio de Janeiro. Mas de acordo com o levantamento do Sr. Goool, o Papão tem um fator a mais para acreditar no título no próximo sábado, às 17 horas, no Estádio Mangueirão, em Belém. Desde que o futebol brasileiro passou a contar com quatro divisões, em 2009, todo clube que decidiu o título em casa, acabou campeão do terceiro escalão nacional.
Diante da torcida, o Paysandu será campeão com vitória simples ou empate sem gols. Ao Macaé bastará empate acima de um gol ou também triunfo simples. Caso os rivais voltem a empatar, por 1 a 1, a decisão será nos pênaltis. Nestes últimos cinco anos, a Série C jamais foi decidida nas penalidades máximas.Em 2009, o América Mineiro não deu chances ao ASA. O Coelho bateu o rival, em Alagoas, por 3 a 1, e voltou a triunfar em Belo Horizonte, por 1 a 0. Já o ABC foi campeão com 0 a 0, em 2010. O clube potiguar havia vencido o jogo de ida contra o Ituiutaba, por 1 a 0, em Uberlândia.O Joinville, por sua vez, atropelou o CRB, em 2011. O JEC meteu 3 a 1 nos alagoanos, fora de casa, e ainda festejou o título, no interior catarinense, com goleada, por 4 a 0. O Oeste também comemorou o título em casa, em 2012.
Após empate sem gols, no Ceará, o Oeste venceu o Icasa, por 2 a 0. Por fim, no ano passado, o Santa Cruz sagrou-se campeão diante da torcida tricolor com vitória, por 2 a 1, sobre o Sampaio Corrêa. Na ida, os rivais empataram sem gols.
O título para Macaé e Paysandu será inédito. Além da dupla, CRB e Mogi Mirim também conquistaram o acesso para a Série B. O Papão vai para a final com aproveitamento de 52,2%. São dez vitórias, seis empates e sete derrotas. Já o Macaé tem oito triunfos, nove empates e seis derrotas. Aproveitamento de 47,8%.