Portal Eventos
Sergipano Série A-1
Em 17 de fevereiro de 2013 às 19:42

Sr. Goool analisa a campanha do campeão invicto da Primeira Fase do Sergipano

Sergipe é o recordista de títulos do Estadual com 31 conquistas

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Sergipe - O Sergipe se recuperou de uma temporada desastrosa em 2012, quando amargou a sétima colocação no geral, para conquistar o título invicto da Taça Governo de Sergipe em 2013. Maior campeão do Estado, com 31 títulos, o Sergipe superou o River Plate e voltou a dar a volta olímpica.

Neste domingo, Sergipe e River Plate, empataram, por 1 a 1, no Estádio Batistão, em Aracaju. Na primeira partida da decisão, em Carmópolis, o Sergipe havia batido o rival, por 1 a 0. Além do título, o campeão garantiu presença na Copa do Brasil 2014.

Desde o início, o clube mostrou que iria brigar pela taça. Na primeira fase, o Sergipe garantiu a liderança do Grupo A, com 14 pontos e aproveitamento de 77,8%. Foram quatro vitórias, sendo duas em casa e duas fora, além de dois empates - um como mandante e outro como visitante. O líder ainda fez nove gols e sofreu um.

Em partida única, o Sergipe garantiu presença na decisão do Estadual ao bater o Lagarto, por 2 a 1. Como a Federação Sergipana de Futebol (FSF) ainda não divulgou o borderô da final, o maior público do clube foi justamente na partida de semifinal, quando recebeu o apoio de 1.683 pagantes.

Campeões!
Desde 2009, os clubes da capital não faturam o Campeonato Sergipano. Naquela oportunidade, o Confiança sagrou-se campeão. Nos dois anos seguintes, o River Plate fez a festa na cidade de Carmópolis. Esses são os dois únicos títulos do clube no Sergipano. Já na temporada passada, o vencedor foi o Itabaiana.

Mas a capital ainda tem amplo domínio sobre o interior em relação aos títulos. Sergipe é o maior campeão com 31 títulos, seguido pelo Confiança (17). Clubes residentes em Aracaju ainda têm Cotinguiba (6), Vasco (4), Palestra (3), Ipiranga (2), Olímpico (2), Passagem (1) e Industrial (1).

O maior vencedor do interior é o Itabaiana com dez títulos. O Santa Cruz, de Estância, soma cinco, contra dois do River Plate, de Carmópolis. O América, de Propriá, também contabiliza dois, enquanto Pirambu, da cidade homônima, Lagartense, de Lagarto, e Riachuelo, de Riachuelo, aparecem com uma conquista cada.

Regulamento:
Os oito clubes serão divididos em dois grupos com quatro representantes cada. No primeiro turno, os clubes se enfrentarão dentro do próprio grupo em jogos de ida e volta. Os dois melhores de cada grupo se classificarão para as semifinais. A semi será em apenas uma partida, enquanto a final terá dois jogos. O campeão vai garantir vaga na Copa do Brasil 2014.

No segundo turno, além dos oito clubes da primeira fase, estarão Confiança e Itabaiana. A dupla ficou de fora da primeira fase por causa da Copa do Nordeste. Os dez clubes serão separados em dois grupos com cinco representantes cada. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, os dois melhores colocados de cada grupo se classificarão para as semifinais. Nesta fase e na final serão duas partidas. Já os dois piores clubes na segunda fase serão rebaixados.

O campeão estadual irá garantir vaga na Copa do Nordeste 2014, na Copa do Brasil 2014 e na Série D do Brasileirão 2013. O vice-campeão ficará com uma vaga na Copa do Nordeste 2014.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE:

1 - Maior número de vitórias;
2 - Maior saldo de gols;
3 - Maior número de gols pró;
4 - Menor número de gols contra;
5 - Confronto direto;
6 - Menor número de cartões vermelhos;
7 - Menor número de cartões amarelos;
8 - Sorteio.