Portal Eventos
Notícias
Em 22 de novembro de 2014 às 00:00

União Barbarense completa 100 anos em busca das glórias do passado

Clube paulista quer o acesso no Estadual e o renascimento para o futebol nacional

da Redação -

São Paulo - Parabéns, União Agrícola Barbarense Futebol Clube! O União Barbarense chega a seu centenário, neste sábado, 22 de novembro, mas sem muitos motivos para comemorar. Dentro de campo, o clube de Santa Bárbara d'Oeste - distante 138 km de São Paulo - tem andado em baixa para tristeza dos seus fanáticos torcedores. (Confira a página exclusiva do União Barbarense no Sr. Goool!)

 Leão da 13 completa 100 anos neste sábado!
Na atual temporada, por exemplo, o União Barbarense fez campanha modesta na Série A2 do Campeonato Paulista (equivalente a 2ª divisão estadual). Em 2015, o Leão da 13 tentará voltar à elite. A Série A1 do Paulistão, por sinal, já deu muitas alegrias ao União Barbarense.

O clube do interior paulista fez uma campanha memorável em 1999 e se sagrou campeão do interior. Mas as três estrelas no escudo do clube são em homenagem a outras três conquistas. Em 1967, o União Barbarense foi campeão da 2ª Divisão. Já em 1998, o clube faturou o título da Série A2.

A maior conquista do União Barbarense, porém, ocorreu na temporada de 2004. Na oportunidade, o Leão da 13 conquistou o título da Série C do Brasileirão. Após se classificar na liderança do Grupo 14, o União eliminou a Portuguesa Santista-SP, passou pelo Rio Branco-SP, despachou o Iraty-PR e foi campeão no quadrangular que ainda tinha Gama-DF, Americano-RJ e Limoeiro-CE.

Mas a expedição do clube paulista na Série B não durou muito. O União Barbarense foi rebaixado na temporada seguinte. O Leão da 13 ainda disputou a Série C em 2006, mas não obteve sucesso e desapareceu das competições nacionais. Aos 100 anos, o clube de Santa Bárbara d'Oeste quer o acesso no Estadual e o renascimento para o futebol nacional.

Antes do União Barbarense, Corumbaense-MS, Paysandu-PA, Santa Cruz-PE, América-PE, Iraty-PR, Americano-RJ, Ceará-CE, Madureira-RJ, Palmeiras-SP, Tombense-MG, Botafogo-BA e Taubaté-SP também comemoraram o centenário em 2014.