Rio de Janeiro - O Macaé não tem medo de pressão! O Macaé não tem medo de vaias! O Macaé não tem medo de um estádio todo contra! O Macaé não se importa em calar grandes públicos! Depois de "tirar" o acesso do Fortaleza diante do maior público do futebol brasileiro em 2014, o Macaé "tirou" o título da Série C do Paysandu diante do segundo maior público da competição. O empate, por 3 a 3, no Mangueirão, em Belém, neste sábado, garantiu a inédita conquista ao clube do Rio de Janeiro que havia empatado, em casa, por 1 a 1, no jogo de ida da final. (Confira a página exclusiva do Macaé no Sr. Goool!)
O clube de Macaé - cidade distante a 182 km do Rio de Janeiro - entra para a seleta lista de campeões da Série C. Entre os clubes do Estado, o Macaé iguala Olaria (1981), Americano (1987) e Fluminense (1999). Na "nova" Série C, o clube fluminense é o terceiro representante do Sudeste a dar a volta olímpica.América Mineiro (2009) e Oeste (2012) já haviam festejado o título no terceiro escalão nacional. O Nordeste conta com os títulos de ABC (2010) e Santa Cruz (203), enquanto o Sul foi campeão com o Joinville (2011). Juntando todas as edições, São Paulo lidera com folga e oito títulos. Rio de Janeiro, agora, tem quatro conquistas, contras três de Goiás e Santa Catarina.
O Estado do Pará ficou com dois títulos. Enquanto isso, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e Rio Grande do Norte ostentam um título cada.O título do Macaé teve oito vitórias (seis em casa e duas fora), dez empates (quatro como mandantes e seis como visitantes) e seis derrotas (duas diante da torcida e quatro fora). Aproveitamento de 47,2%. O clube fluminense ainda anotou 24 gols e sofreu 22 tentos.
Além de Macaé e Paysandu, CRB e Mogi Mirim também conquistaram o acesso para a Série B. A edição 2014 da Série C teve 194 jogos com 86 vitórias dos mandantes, 43 triunfos dos visitantes e 65 empates. Foram anotados 424 gols, sendo 254 dos donos da casa e 170 dos visitantes. Média de 2,19 tentos por partida.