Portal Eventos
Brasileirão Série A
Em 23 de novembro de 2014 às 18:56

Criciúma empata, é rebaixado no Brasileirão e volta para a escuridão

Este é o segundo descenso do clube catarinense na Série A de pontos corridos

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Santa Catarina - "Todos esperam pela luz", diz o refrão que abre a música Sonne da banda alemã Rammstein. Mas esta luz, apesar da contagem dos torcedores, não nascerá mais para o Criciúma, pelo menos nesta temporada. O Tigre foi rebaixado na Série A do Campeonato Brasileiro, neste domingo, ao empatar com o Flamengo, por 1 a 1, no Estádio do Castelão, em São Luís, pela 36ª rodada. (Confira a página exclusiva do Criciúma no Sr. Goool!)

 A banda se calou! E os Tigres voltaram para a escuridão após o rebaixamento na Série A do Brasileirão!
O Sol pode ser a estrela que mais brilha, ainda segundo a música dos alemães, mas para os carvoeiros tricolores há um futuro escuro. Nada de luz. O recomeço da subida nos túneis da Série B será apenas no próximo ano. Até então, o Criciúma terá que se acostumar sem o nascer do sol. Castigo ao clube que não se preparou, fez desesperar seus torcedores e "conseguiu" o que tanto insistiu a cada rodada mal jogada.

Esta é a segunda queda do Criciúma nos pontos corridos. Em 2004, a luz do Tigre se apagou com a 21ª colocação. Naquela oportunidade, o Brasileirão contava com 24 clubes. Desde então, o Criciúma perambulou pela Série B e até pela Série C. O clube catarinense estava sob o sol da Série A desde o ano passado, quando fechou a temporada na 13ª posição.

A escuridão tomou conta do Heriberto Hulse, em 2014, com o Tigre na lanterna e tendo conquistado apenas 31 pontos em 36 jogos. Foram sete vitórias como mandante - nenhuma fora de casa -, dez empates (quatro diante da torcida e seis fora) e 19 derrotas (sete em casa e 12 como visitante), além de 25 gols a favor e 52 contra.

O Criciúma cumprirá tabela nas duas últimas rodadas. Sem o brilho conquistado há duas temporadas, o clube catarinense enfrentará o Sport, em casa, no próximo sábado, às 19h30.

Confira todos os clubes rebaixados no Brasileirão de pontos corridos:

2003
Fortaleza e Bahia

2004
Criciúma, Guarani, Vitória e Grêmio

2005
Coritiba, Atlético Mineiro, Paysandu e Brasiliense

2006
Ponte Preta, Fortaleza, São Caetano e Santa Cruz

2007
Corinthians, Juventude, Paraná e América de Natal

2008
Figueirense, Vasco, Portuguesa e Ipatinga

2009
Coritiba, Santo André, Náutico e Sport

2010
Vitória, Guarani, Goiás e Grêmio Prudente

2011
Atlético Paranaense, Ceará, América Mineiro e Avaí

2012
Sport, Palmeiras, Atlético Goianiense e Figueirense

2013
Portuguesa, Vasco, Ponte Preta e Náutico

2014
Criciúma