Minas Gerais - O Cruzeiro é apenas o sétimo clube a conquistar o genuíno bicampeonato no Brasileirão unificado - levando em conta a Taça Brasil e o Torneio Roberto Pedrosa. Se considerar apenas os pontos corridos, a Raposa é o segundo clube a alcançar tal façanha. O primeiro foi o São Paulo com o tri entre 2006 a 2008. No último domingo, o clube mineiro se sagrou bicampeão da Série A ao derrotar o Goiás, por 2 a 1, pela 36ª rodada. (Confira a página exclusiva do Cruzeiro no Sr. Goool!)
Agora, o Cruzeiro tem quatro títulos nacionais. O primeiro foi conquistado em 1966, na extinta Taça Brasil. Em 2003, no primeiro ano de pontos corridos, a Raposa faturou seu segundo título. O terceiro aconteceu na temporada passada, também nos pontos corridos da Série A. E o último ainda é festejado pelos torcedores.
O quarto título da Raposa foi obtido com 23 vitórias (14 em casa e nove fora), sete empates (dois como mandante e cinco como visitante) e seis derrotas (duas diante da torcida e quatro fora). Aproveitamento de 70,4%. O Cruzeiro ainda fez 64 gols (melhor ataque) e sofreu 36.O título da Raposa não foi nenhuma surpresa. O clube mineiro assumiu a liderança na 6ª rodada e não largou mais. Apenas Fluminense, Corinthians e Internacional também lideraram o Brasileirão. Mas nenhum dos rivais brilhou como a estrela do Cruzeiro. Brilho que vem desde a temporada passada com o título nacional. Este ano, o clube mineiro ainda faturou o título estadual e está na final da Copa do Brasil.
Agora, a Raposa se dedicará ao título da Copa do Brasil. O Cruzeiro perdeu o jogo de ida da final contra o rival Atlético Mineiro, por 2 a 0. O jogo de volta será nesta quarta-feira, às 22 horas, no Mineirão. Pelo Brasileirão, o clube mineiro cumprirá tabela nas duas próximas rodadas. No domingo, às 17 horas, a Raposa enfrentará a Chapecoense, em Chapecó, pela penúltima rodada.Genuínos!
Com seis títulos cada, Flamengo e São Paulo também estão nesta seleta lista. O Mengo foi bicampeão em 1982 e 1983, graças a Zico e cia. Enquanto isso, a façanha do São Paulo é única. O Tricolor paulista conseguiu um tricampeonato genuíno nos pontos corridos entre 2006 e 2008.
O Corinthians, dono de cinco títulos - todos durante o Brasileirão -, fez a dobradinha em 1998 e 1999. Por fim, o Internacional fecha a lista com o bicampeonato nacional de 1975 e 1976.