São Paulo - Se o futebol masculino é dominado pelos mineiros, a categoria feminina tem amplo domínio das paulistas. As Guerreiras Grenás, time feminino da Ferroviária, se sagraram campeãs, neste domingo, do Campeonato Brasileiro da categoria ao derrotarem - outra vez - as catarinenses do Kindermann, por 5 a 3, na Arena Fonte Luminosa. No jogo de ida, em Fraiburgo, a Ferrinha já havia vencido as rivais, por 3 a 0. (Confira a página oficial da campeã Ferroviária no Sr. Goool!)
A Ferroviária foi campeã invicta. Em 14 jogos, o clube de Araraquara - distante 270 km de São Paulo - conquistou dez vitórias (cinco em casa e cinco fora) e empatou quatro vezes (duas como mandante e duas como visitante). Aproveitamento de 81%. Foram inacreditáveis 45 gols a favor (29 diante da torcida e 16 fora) e 12 contra (sete como mandante e cinco como visitante).
Além do maior número de vitórias, do menor número de derrotas e do melhor ataque, as Guerreiras Grenás ainda foram responsáveis pela maior goleada do Brasileirão feminino. Na Segunda Fase, a Ferroviária enfiou impiedosos 16 a 1 nas paraenses do Pinheirense.O título nacional coroa a ótima temporada das paulistas. Em abril, a mesma Ferroviária se sagrou campeã da Copa do Brasil ao derrotar o São José nos pênaltis. O clube de São José dos Campos, aliás, pode não ter ganho torneios nacionais em 2014, mas o São José foi o campeão da Libertadores. A Águia se tornou a maior vencedora do torneio sul-americano com três títulos - dois seguidos.
O Brasileirão de futebol feminino foi encerrado com 70 jogos. Foram 32 vitórias dos mandantes, 22 triunfos dos visitantes e 16 empates. Ainda aconteceram 262 gols, sendo 136 dos donos da casa e 122 dos visitantes. Média de 3,74 tentos por partida. O placar mais repetido foi 0 a 0 - nove vezes.Mineiros!
Se a Ferrinha confirmou o bom momento das paulistas no futebol feminino, o masculino é dominado pelos mineiros. O Cruzeiro é o atual bicampeonato brasileiro e ainda foi vice na Copa do Brasil. O torneio, aliás, foi ganho pelo Atlético Mineiro - último clube brasuca a vencer a Libertadores e a Recopa Sul-americana.
Outro Estado que merece destaque no futebol masculino é Santa Catarina. É verdade que os catarinenses choraram o rebaixamento do Criciúma na Série A. Mas o Estado festejou o acesso e o título do Joinville na Série B, assim como o acesso do Avaí. Em 2015, a Série A do Brasileirão terá quatro clubes catarinenses - Figueirense, Chapecoense, Joinville e Avaí.