Rio de Janeiro - O Vasco, graças aos jogos no Maracanã, conseguiu turbinar o público e foi responsável pela maior média de pagantes do ranking da Série B do Campeonato Brasileiro, como mostrará o Sr. Goool nesta quinta-feira. O ranking final só está sendo apresentado agora por causa da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que, mais uma vez, desrespeitou o Estatuto do Torcedor e só liberou o derradeiro borderô na última terça-feira. Detalhe: este borderô era da partida entre Sampaio Corrêa e Atlético Goianiense, ocorrida em 22 de novembro.
De volta ao que interessa, o Vasco - por causa de punições - atuou 16 partidas com a presença do torcedor. E a média do Gigante da Colina chegou a 14.232 pagantes. O público total cruzmaltino foi de 227.713 torcedores. Os dois maiores públicos da Série B também foram do clube carioca e ambos realizados no Maraca.No acesso contra o Icasa, o Vasco colocou 49.559 pagantes no estádio do Rio de Janeiro. Já diante do ABC, o público foi de 42.408 apaixonados. O terceiro maior público da competição também conta com o Vasco, mas atuando como visitante. O Sampaio Corrêa conseguiu o apoio de 37.332 pagantes.
O clube maranhense, aliás, liderou boa parte do ranking, mas com as derrapadas e longe do acesso, viu o público cair. O Sampaio Corrêa fechou a Série B na 3ª colocação com média de 13.220 pagantes. A vice-liderança ficou com o Santa Cruz, outro clube sem acesso. O Tricolor encerrou com média de 13.373 torcedores. Além do trio, só o Ceará superou a marca de dez mil pagantes (11.257).
Modesto!Lá dentro...
Em campo, foram realizados 380 jogos com 193 vitórias dos mandantes, 97 triunfos dos visitantes e 90 empates. A Série B ainda teve 924 gols, sendo 544 dos donos da casa e 380 dos visitantes. Média de 2,43 tentos por partida. A vitória dos mandante, por 1 a 0, foi o resultado mais repetido - 51 vezes.
Se o Joinville teve o maior número de vitórias (21) e a melhor defesa (33), Ponte Preta e Vasco foram os clubes que menos foram derrotados (7). O melhor ataque ficou com a Macaca (61). Já a Portuguesa teve o menor número de vitórias (4) e o pior ataque (29), enquanto o Vila Nova ficou com o maior número de derrotas (26) e a pior defesa (70).
Joinville, Ponte Preta, Vasco e Avaí conquistaram o acesso para a Série A. Portuguesa, Vila Nova, Icasa e América de Natal, por outro lado, foram rebaixados para a Série C.