São Paulo - O Campeonato Brasileiro da Série A, nas arquibancadas, é constantemente surrado pelos principais torneios europeus. Mas há um campeonato na Europa que consegue ser goleado pelo Brasileirão. De acordo com o levantamento do Sr. Goool, a Primeira Liga tem média de apenas 10.427 pagantes. Em 99 partidas, o Campeonato Português ostenta público total de 1.032.236 torcedores.
Para se ter uma ideia, 14 clubes da Série A - em apenas 18 jogos - têm média de público superior a apresentada pela Primeira Liga. Líder no ranking de pagantes do Brasileirão, o Cruzeiro tem quase o triplo de média (28.780). A média geral da Série A chega a 16.433 pagantes. Mas nem tudo está perdido para os portugueses.O líder da Primeira Liga, por exemplo, dá olé em qualquer rival brasileiro. O Benfica busca o bicampeonato nacional, lidera a atual temporada e ainda ostenta média de 43.964 pagantes. Em cinco partidas diante da torcida, o Benfica já colocou 219.821 apaixonados em seu estádio.
Porto e Sporting também superam todos os clubes brasileiros. Único invicto da Primeira Liga, o Porto tem a segunda melhor média de público (35.398). Logo atrás está outro grande do país. O Sporting ostenta média de 35.129 torcedores. Vitória de Guimarães (17.394) e Braga (12.147) são os outros clubes que superam a marca de dez mil pagantes.Se na Primeira Liga só cinco clubes ultrapassam os dez mil pagantes, no Brasileirão são 16 clubes. O lanterna Goiás, com média de 7.246 pagantes, estaria na 7ª posição do ranking da Primeira Liga. O pior desempenho na lista portuguesa é do Moreirense (1.674). Mas o pior público é do Penafiel, apenas 963 testemunhas contra o Estoril. O Benfica, por outro lado, levou 61.895 apaixonados no clássico contra o Sporting.A cobertura do Sr. Goool junto a Premier League, Bundesliga, Lega Serie A e Primeira Liga será completa. Teremos tabela, classificação interativa, ranking de público, estatísticas e simulador. Aproveite e vote no próximo campeonato europeu que você deseja ver no Sr. Goool.