Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores Masculino
Em 13 de dezembro de 2014 às 11:02

Pela primeira vez, todos os brasucas na Libertadores já foram campeões

Atlético Mineiro, Corinthians, Cruzeiro, Internacional e São Paulo representarão o Brasil em 2015

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - A disputa na Libertadores 2015 será intensa. Pela primeira vez, desde que o torneio adotou o atual formato em 2005, todos os clubes que representarão o Brasil já foram, ao menos, uma vez campeão da Libertadores. Atlético Mineiro e Corinthians querem o segundo título, Cruzeiro e Internacional buscarão a terceira estrela, enquanto o São Paulo sonha com a quarta conquista sul-americana.

Na próxima edição da Libertadores, o Atlético Mineiro - campeão da Copa do Brasil - estará Grupo 1. Já o São Paulo terá pela frente o Grupo 2, chamado de Grupo da Morte. Enquanto isso, o Cruzeiro - campeão do Brasileirão - marcará presença no Grupo 3. E o Internacional está garantido no Grupo 4. Por fim, o Corinthians disputará uma vaga na Primeira Fase contra um representante da Colômbia. Se passar, entrará no grupo do São Paulo.

 Entre os brasileiros, Atlético Mineiro é o campeão mais recente da Libertadores!
Por quatro vezes consecutivas, o Brasil esteve próximo de ser representado por só campeões. Em 2007, o Paraná estragou a festa de Flamengo, Grêmio, Internacional, Santos e São Paulo. Esta temporada contou com seis clubes brasucas por causa do título colorado no ano anterior. Em 2008, só o Fluminense não havia ganho a Libertadores. O mesmo aconteceu com Sport, em 2009, e Corinthians, em 2010.

O pior cenário verde e amarelo, por outro lado, ocorreu na temporada 2006. Naquela oportunidade, apenas Palmeiras e São Paulo haviam dado a volta olímpica. Corinthians, Goiás e Paulista não tinham chegado nem perto da taça. O Internacional seria campeão naquela temporada, mas começou o torneio como mais um clube sem título.

Em 2014, o Atlético Mineiro já figurava como campeão e contou com o apoio de Cruzeiro, Flamengo e Grêmio. Mas Atlético Paranaense e Botafogo estavam no time dos sem títulos. Com a seleção de campeões, o Brasil espera retomar o caminho dos títulos.

Antes do título do San Lorenzo, da Argentina, no ano passado, o Brasil vinha de uma sequência de títulos com Internacional (2010), Santos (2011), Corinthians (2012) e Atlético Mineiro (2013). De todos estes campeões, só o Peixe não estará na Libertadores 2015.

Campeões!
A Argentina, com 23 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR e Nacional-URU, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, River Plate-ARG e Grêmio. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.

Confira os participantes brasileiros na Libertadores:

*Campeões

2005

Atlético Paranaense, Palmeiras*, Santo André, Santos* e São Paulo*

2006

Corinthians, Goiás, Internacional, Palmeiras*, Paulista e São Paulo*

2007

Flamengo*, Grêmio*, Internacional*, Paraná, Santos* e São Paulo*

2008

Cruzeiro*, Flamengo*, Fluminense, Santos* e São Paulo*

2009

Cruzeiro*, Grêmio*, Palmeiras*, São Paulo* e Sport

2010

Corinthians, Cruzeiro*, Flamengo*, Internacional* e São Paulo*

2011

Corinthians, Cruzeiro*, Fluminense, Grêmio*, Internacional* e Santos*

2012

Corinthians, Flamengo*, Fluminense, Internacional*, Santos* e Vasco*

2013

Atlético Mineiro, Corinthians*, Fluminense, Grêmio*, Palmeiras* e São Paulo*

2014

Atlético Mineiro*, Atlético Paranaense, Botafogo, Cruzeiro*, Flamengo* e Grêmio*

2015

Atlético Mineiro*, Corinthians*, Cruzeiro*, Internacional* e São Paulo*