Portal Eventos
CONMEBOL Sul-Americana
Em 11 de dezembro de 2014 às 02:26

Pela 11ª vez, campeão da Copa Sul-americana comemora título em casa

River Plate foi campeão inédito do torneio ao superar o Atlético Nacional diante da torcida

da Redação -

São Paulo - O River Plate, nesta quarta-feira, foi mais um campeão a provar que decidir o título em casa faz a grande diferença na Copa Sul-americana. O clube argentino faturou o inédito título do torneio ao bater o Atlético Nacional, da Colômbia, por 2 a 0, no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires. No jogo de ida, os rivais haviam empatado, por 1 a 1. (Confira a página do campeão River Plate no Sr. Goool!)

 River Plate é mais um campeão a ficar com o título da Copa Sul-americana diante da sua torcida!
Das 11 edições em que o campeão da Copa Sul-americana comemorou o título em casa, cinco venceram o primeiro jogo da final. Outras quatro vezes, o campeão empatou o primeiro duelo fora de casa, assim como o River em 2014. Enquanto em duas oportunidades, o campeão precisou reverter a vantagem para festejar com a torcida na segunda partida.

De acordo com o levantamento do Sr. Goool, apenas em duas oportunidades o campeão comemorou o título fora de casa. Em 2006, o Pachuca conseguiu tal façanha. O clube mexicano empatou, por 1 a 1, em casa, com o Colo Colo. Na partida de volta, no Chile, o Pachuca triunfou, por 2 a 1, e ficou com o título.

O mesmo aconteceu com a LDU e diante de um clube brasileiro. A LDU goleou o Fluminense, por 5 a 1, no Equador. Mesmo com o tropeço, por 3 a 0, no Rio de Janeiro, os equatorianos comemoraram o título da Copa Sul-americana.

Campanha!
Para chegar ao título, o River superou o Godoy Cruz, da Argentina, na Segunda Fase. Nas oitavas de final, o Libertad, do Paraguai, ficou para trás. O Estudiantes, da Argentina, também não foi páreo para o clube de Buenos Aires nas quartas de final. Antes da decisão com o Atlético Nacional, da Colômbia, o River ainda superou o maior rival Boca Juniors.

O River Plate foi campeão de forma invicta. Em dez partidas no torneio sul-americano, o clube hermano conquistou oito vitórias (cinco em casa e três fora) e dois empates como visitante, além de 17 gols a favor (dez diante da torcida e sete fora) e cinco gols contra (dois em casa e três fora). Aproveitamento de 86,6%.

Campeão da Copa Sul-americana, o River Plate tem vaga garantida nas oitavas de final do torneio em 2015, além de poder disputar a Recopa Sul-americana contra o também argentino San Lorenzo - atual campeão da Libertadores.

Campeões!
Na história da Copa Sul-americana, a Argentina ostenta sete títulos, contra dois do Brasil. México, Chile, Equador e Peru têm uma conquista cada. O Boca Juniors, com dois títulos, é o maior campeão entre os clubes. LDU, São Paulo, Internacional, San Lorenzo, Cienciano, Pachuca, Arsenal, Independiente, Universidad de Chile, Lanús e, agora, River Plate foram campeões uma vez cada.

Confira as finais da Copa Sul-americana:

*Campeões

2002

Atlético Nacional-COL 0 x 4 San Lorenzo-ARG*
San Lorenzo-ARG 0 x 0 Atlético Nacional-COL

2003

River Plate-ARG 3 x 3 Cienciano-PER*
Cienciano-PER 1 x 0 River Plate-ARG

2004

Bolívar-BOL 1 x 0 Boca Juniors-ARG*
Boca Juniors-ARG 2 x 0 Bolívar-BOL

2005

Pumas-MEX 1 x 1 Boca Juniors-ARG*
Boca Juniors-ARG 1 x 1 Pumas-MEX

2006

Pachuca-MEX* 1 x 1 Colo Colo-CHI
Colo Colo-CHI 1 x 2 Pachuca-MEX

2007

América-MEX 2 x 3 Arsenal-ARG*
Arsenal-ARG 1 x 2 América-MEX

2008

Estudiantes-ARG 0 x 1 Internacional*
Internacional 1 x 1 Estudiantes-ARG

2009

LDU-EQU* 5 x 1 Fluminense
Fluminense 3 x 0 LDU-EQU

2010

Goiás 2 x 0 Independiente-ARG*
Independiente-ARG 3 x 1 Goiás

2011

LDU-EQU 0 x 1 Universidad de Chile-CHI*
Universidad de Chile-CHI 3 x 0 LDU-EQU

2012

Tigre-ARG 0 x 0 São Paulo*
São Paulo 2 x 0 Tigre-ARG

2013

Ponte Preta 1 x 1 Lanús-ARG*
Lanús-ARG 2 x 0 Ponte Preta

2014

Atlético Nacional-COL 1 x 1 River Plate-ARG*
River Plate-ARG 2 x 0 Atlético Nacional-COL