São Paulo - O River Plate se tornou um dos sete clubes a conquistar os títulos da Copa Sul-americana e da Libertadores. Na última quarta-feira, o clube argentino fez história ao abocanhar a inédita conquista do segundo torneio mais importante da América do Sul ao derrotar o Atlético Nacional, da Colômbia, por 2 a 0, em Buenos Aires. (Confira a página exclusiva do campeão River Plate no Sr. Goool!)
Ainda entre os argentinos, o Independiente - maior campeão da Libertadores (1964, 1965, 1972, 1973, 1974, 1975 e 1984) - conquistou a Copa Sul-americana, em 2010. O Brasil tem dois clubes nesta lista. O Internacional ganhou a Sul-americana, em 2008, dois anos depois do primeiro título da Libertadores e dois anos antes da segunda conquista no torneio mais importante do subcontinente.
Já o São Paulo, campeão da Libertadores em 1992, 1993 e 2005, faturou a Copa Sul-americana em 2012. Por fim, a LDU, do Equador, deu a volta olímpica na Libertadores, em 2008. No embalo desta conquista, os equatorianos abocanharam a Copa Sul-americana na temporada seguinte.
Campanha!
O River Plate foi campeão de forma invicta. Em dez partidas no torneio sul-americano, o clube hermano conquistou oito vitórias (cinco em casa e três fora) e dois empates como visitante, além de 17 gols a favor (dez diante da torcida e sete fora) e cinco gols contra (dois em casa e três fora). Aproveitamento de 86,6%, o segundo melhor entre os campeões.
Para chegar ao título, o River superou o Godoy Cruz, da Argentina, na Segunda Fase. Nas oitavas de final, o Libertad, do Paraguai, ficou para trás. O Estudiantes, da Argentina, também não foi páreo para o clube de Buenos Aires nas quartas de final. Antes da decisão com o Atlético Nacional, da Colômbia, o River ainda superou o maior rival Boca Juniors.
Campeão da Copa Sul-americana, o River Plate tem vaga garantida nas oitavas de final do torneio em 2015, além de poder disputar a Recopa Sul-americana contra o também argentino San Lorenzo - atual campeão da Libertadores.
A Copa Sul-americana 2014 foi encerrada com 92 jogos - 48 vitórias dos mandantes, 23 triunfos dos visitantes e 21 empates. O campeão River teve o maior número de vitórias (8) e o melhor ataque (17). O torneio ainda contabilizou 209 gols, sendo 125 dos donos da casa e 84 dos visitantes. Média de 2,27 tentos por partida. A vitória dos mandantes, por 1 a 0, foi o placar mais repetido - 17 vezes.
Campeões!
Na história da Copa Sul-americana, a Argentina ostenta sete títulos, contra dois do Brasil. México, Chile, Equador e Peru têm uma conquista cada. O Boca Juniors, com dois títulos, é o maior campeão entre os clubes. LDU, São Paulo, Internacional, San Lorenzo, Cienciano, Pachuca, Arsenal, Independiente, Universidad de Chile, Lanús e, agora, River Plate foram campeões uma vez cada.