São Paulo - Três vezes campeão do mundo, o Real Madrid poderá dar o terceiro título no Mundial de Clubes para a Espanha. Os merengues chegaram à final cm a goleada, por 4 a 0, sobre o Cruz Azul, do México, na última terça-feira. Nesta nova fase do torneio organizado pela FIFA, apenas o rival Barcelona havia representado a Espanha. Hoje, os espanhóis estão empatados com os italianos com dois títulos cada. Criado em 2000, o Mundial de Clubes teve sua segunda edição apenas em 2005 e, desde então, passou a ter presença garantida no calendário dos campeões continentais. (Confira a página exclusiva do Real Madrid no Sr. Goool!)
Hoje, a Espanha está empatada com a Itália que venceu as edições de 2007 com o Milan e de 2010 com a Internazionale. Os dois países europeus, porém, estão bem atrás do Brasil - dono de quatro títulos. O Corinthians faturou o Mundial em 2000 e em 2012. O São Paulo ficou com o título em 2005, enquanto o Inter deu a volta olímpica em 2006. Vasco (2000) e Santos (2011), por outro lado, ficaram com o vice.
Sempre!
Na lista de países com título no Mundial de Clubes há ainda a Inglaterra. Em 2008, o Manchester United superou a LDU, do Equador. Os ingleses também perderam os títulos de 2005 e 2012. Já a Alemanha é a atual dona do mundo com o título do Bayern de Munique. Esta foi a única vez em que os alemães estiveram no novo Mundial de Clubes.
Levando em conta a Taça Intercontinental (1960 a 1979), o Mundial Interclubes (1980 a 2004) e o Mundial de Clubes, o Brasil lidera com dez títulos, um a mais do que Itália e Argentina. A Espanha aparece com seis conquistas, assim como o Uruguai. Já a Alemanha venceu quatro vezes, enquanto a Holanda triunfou em três oportunidades. Inglaterra e Portugal têm dois títulos cada. Por fim, Paraguai e Iugoslávia foram campeões uma vez cada.