Portal Eventos
Copa do Brasil
Em 17 de dezembro de 2014 às 10:30

Juventude e Paulista são os únicos campeões que não estarão na Copa do Brasil 2015

Torneio nacional conta com 15 campeões e oito estarão já na Primeira Fase

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Rio Grande do Sul - A Copa do Brasil sofreu um inchaço de clubes na temporada passada. O torneio nacional passou a contar com 86 representantes de todos os 26 Estados mais o Distrito Federal. Mas pela segunda vez, a Copa do Brasil não terá dois dos seus 15 campeões. Novamente, Juventude e Paulista estarão fora da disputa pelo título e também pela vaga na Libertadores.

O clube do Rio Grande do Sul foi campeão, em 1999, ao superar o Botafogo. O Juventude fechou a Copa do Brasil com seis vitórias, quatro empates e só uma derrota. Mas o representante gaúcho não disputa a Copa do Brasil desde 2012. Aquela também foi a última temporada em que o Paulista participou do torneio nacional. O Galo do Japí tem em seu currículo o título de 2005 em cima do Fluminense. Foram cinco triunfos, quatro empates e três derrotas.

 Dos 15 campeões da Copa do Brasil, apenas dois não poderão brigar pelo troféu na temporada 2015!
Mas aqueles tempos ficaram para trás. Juventude e Paulista seguem fora da Copa do Brasil. A Primeira Fase do torneio, por outro lado, contará com oito campeões. O maior de todos Grêmio pegará o Campinense-PB. O Flamengo terá pela frente o Brasil-RS e sua apaixonada torcida. Já o Palmeiras fará um duelo verde e branco com o Vitória da Conquista-BA.

Enquanto isso, o Vasco viajará até o Acre para pegar o Rio Branco. O Santos, por sua vez, reeditará o duelo contra o Londrina-PR. O desafio do Sport será diante do CENE-MS. O Santo André, único entre os campeões a fazer o primeiro jogo em casa, desafiará o Goiás. Por fim, o Criciúma esperará pelo vencedor da Preliminar entre Atlético Acreano-AC e Real Noroeste-ES.

Outros campeões entrarão apenas nas oitavas de final. O atual vencedor Atlético Mineiro puxa a fila que ainda tem Corinthians, Cruzeiro e Internacional. O quarteto está na Libertadores e, por isso, só entrará nas oitavas. O São Paulo também disputará o torneio sul-americano, mas nunca venceu a Copa do Brasil. Junto com estes clubes estará o Fluminense, outro campeão da Copa do Brasil.

Campeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com oito títulos. Logo atrás está o Rio Grande do Sul com seis conquistas, contra cinco de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Pernambuco e Santa Catarina contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.

Em relação aos clubes, Cruzeiro e Grêmio são os maiores campeões com quatro títulos cada, um a mais do que Flamengo e Corinthians. O Palmeiras aparece com dois títulos. Já Atlético Mineiro - atual campeão -, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm um título cada.

Regulamento:
Com 86 clubes, a Copa do Brasil é disputada em sistema de mata-mata ao longo de sete fases. Nas duas primeiras, o clube visitante estará livre da partida de volta se vencer por dois ou mais gols de diferença. O campeão terá vaga assegurada na Libertadores.

Os clubes da Libertadores, Atlético Mineiro, Corinthians, Cruzeiro, Internacional e São Paulo entrarão no torneio a partir das oitavas de final, assim como o Fluminense - melhor colocado no Brasileirão abaixo dos clubes da Libertadores.