São Paulo - Da mesma forma que a Série C do Campeonato Brasileiro se destaca por contar com cinco atuais campeões estaduais - mesma quantidade da Série A -, o terceiro escalão nacional se deprime com o fato de que sete dos seus 20 clubes, em 2015, jamais deram a volta olímpica em seus Estados. Esta é a maior quantidade de clubes zerados entre as três principais divisões do Brasileirão.
Guarani, Tupi e Tombense já foram campeões nacionais, mas nunca levantaram a taça dos Estaduais. O Bugre brilhou no Brasileirão de 1978, mas tem decepcionado no Paulistão. O Guarani está na Série A2 (equivalente a 2ª divisão). Já o Tupi venceu a Série D de 2011, mas sequer passou perto do título mineiro. Por fim, o Tombense - mesmo com 100 anos - nunca levou o Estadual, mas é o atual campeão da Série D.Além do trio, Águia-PA, Madureira-RJ, Guaratinguetá-SP e Salgueiro-PE são os outros clubes que tentarão a primeira conquista estadual na próxima temporada. Bem diferente do Fortaleza, dono de 39 títulos. O Leão do Pici, porém, está na seca desde 2010. O segundo maior campeão estadual na Série B é o América de Natal.O clube potiguar, responsável por 35 conquistas, é o atual vencedor do Rio Grande do Norte. O mesmo acontece com o Botafogo, 26 vezes campeão da Paraíba. De volta à Série C, o Confiança também venceu a última edição do Sergipano e acumula 18 títulos, contra 15 do Vila Nova. O clube goiano disputará a 2ª divisão em 2015.
Do outro lado da lista, os gaúchos Caxias, Juventude e Brasil acumulam um título estadual cada. O cearense Icasa também tem uma conquista. A Portuguesa aparece com três títulos, enquanto o Londrina - atual campeão paranaense - soma quatro, o Cuiabá - atual campeão mato-grossense - tem cinco e o ASA aparece com sete.
Confira a quantidade de títulos estaduais dos clubes da Série C:
Fortaleza-CE (39)
América de Natal-RN (35)
Botafogo-PB (26)
Confiança-SE (18)
Vila Nova-GO (15)
ASA-AL (7)
Cuiabá-MT (5)
Londrina-PR (4)
Portuguesa-SP (3)
Caxias-RS (1)
Juventude-RS (1)
Icasa-CE (1)
Brasil-RS (1)