Portal Eventos
Notícias
Em 29 de dezembro de 2014 às 04:16

Série B 2015 terá o menor número de clubes paulistas durante os pontos corridos

Apenas três clubes de São Paulo brigarão pelo acesso no segundo escalão nacional

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - O Estado de São Paulo, de acordo com o levantamento do Sr. Goool, terá o menor número de clubes na Série B do Campeonato Brasileiro de pontos corridos. Na próxima temporada, apenas três clubes paulistas brigarão pelo acesso, pior desempenho desde 2006. Oeste e Bragantino escaparam por pouco do descenso, enquanto o Mogi Mirim conquistou o acesso na Série C.

A Série B 2014 ainda teve o acesso e o vice-campeonato da Ponte Preta, além do rebaixamento - com direito a lanterna - da Portuguesa. Agora, caberá a Oeste, Bragantino e Mogi Mirim representar bem São Paulo, Estado que tem o maior número de títulos da Série B e que dominou os pontos corridos da divisão.

 Mogi Mirim conquistou o acesso na Série C e se juntou a Oeste e Bragantino na Série B 2015!
Nos pontos corridos, São Paulo conseguiu o maior número de representantes, em 2007, quando colocou oito clubes na Série B. A Portuguesa subiu para a Série A, enquanto Paulista e Ituano foram rebaixados. Já Marília, São Caetano, Ponte Preta, Grêmio Barueri e Santo André se mantiveram no segundo escalão nacional.

Em 2008 e 2011, São Paulo contou com sete representantes. Nas duas oportunidades, clubes paulistas ficaram com o título da Série B. O Corinthians venceu em 2008, enquanto a Portuguesa abocanhou o título de 2011. Mas aos poucos, o Estado de São Paulo perdeu força na quantidade de representantes na Série B.

Em 2012 e 2013, São Paulo foi representado por cinco clubes. O número caiu para quatro nesta temporada e voltou a descer com a definição dos clubes para 2015. Sem falar que, neste período, só Palmeiras e Ponte Preta conquistaram o acesso. Guarani, Grêmio Barueri, Guaratinguetá, São Caetano e Portuguesa, por outro lado, foram rebaixados.

Mesmo assim, São Paulo ainda será o recordista de clubes em 2015. Bahia (Bahia e Vitória), Rio de Janeiro (Botafogo e Macaé), Minas Gerais (América Mineiro e Boa Esporte) e Pernambuco (Santa Cruz e Náutico) terão dois representantes cada. Já Goiás (Atlético Goianiense), Ceará (Ceará), Maranhão (Sampaio Corrêa), Paraná (Paraná), Mato Grosso (Luverdense), Rio Grande do Norte (ABC), Pará (Paysandu), Alagoas (CRB) e Santa Catarina (Criciúma) contarão com um clube cada.

Confira os clubes paulistas na Série B de pontos corridos:

2006

Ituano, Marília, Paulista, Portuguesa e Santo André

2007

Portuguesa, Marília, São Caetano, Ponte Preta, Grêmio Barueri, Santo André, Paulista e Ituano

2008

Corinthians, Santo André, Grêmio Barueri, Ponte Preta, Bragantino, São Caetano e Marília

2009

Guarani, Portuguesa, São Caetano, Bragantino e Ponte Preta

2010

Portuguesa, Bragantino, São Caetano, Ponte Preta, Guaratinguetá e Santo André

2011

Portuguesa, Ponte Preta, Bragantino, Americana, Grêmio Barueri, Guarani e São Caetano

2012

São Caetano, Bragantino, Guaratinguetá, Guarani e Grêmio Barueri

2013

Palmeiras, Bragantino, Oeste, Guaratinguetá e São Caetano

2014

Ponte Preta, Oeste, Bragantino e Portuguesa

2015

Bragantino, Mogi Mirim e Oeste