São Paulo - Os Campeonatos Estaduais 2015, mais uma vez, mantiveram o padrão de rebaixar dois clubes. Mas ainda assim há algumas exceções e o Sr. Goool contará todas as curiosidades da degola pelas competições de Norte e Sul do Brasil. Os Estaduais do Acre, Amapá, Rondônia e Roraima, por outro lado, ainda não divulgaram a tabela e nem o regulamento da próxima edição.
Enquanto isso, o Sport desistiu antes mesmo do início do Campeonato Alagoano. O clube de Atalaia alegou falta de recursos financeiros e foi rebaixado pela Federação Alagoana de Futebol (FAF). O Estadual de Alagoas só rebaixará mais um clube dentro de campo. Se o Alagoano manteve a tradição de degolar dois clubes por temporada, há outros Estados com menos ou mais números de descensos.
Os Estaduais do Piauí e Rio Grande do Norte, por exemplo, rebaixarão apenas o último colocado. Estes dois Estados têm o menor número de clubes rebaixados entre os campeonatos com tabela e regulamento já disponíveis para 2015. Por outro lado, o Campeonato Paraense rebaixou seis clubes.Cabeças...
No Estadual do Pará há uma fase inicial sem os principais clubes do Estado. Quatro avançaram para a fase principal, enquanto os outros seis foram empurrados para a 2ª divisão. Mas em 2016, o regulamento mudará e não haverá mais esta fase inicial. O Estadual será disputado de forma mais tradicional com apenas 1ª e 2ª divisões. Nada de divisão intermediária.
Já o Paulistão terá quatro descensos. Com 20 clubes, o Estadual de São Paulo rebaixa quatro clubes há tempos. O Gauchão, por sua vez, vai degolar os três piores colocados de 2015. A última curiosidade na lista de rebaixamentos é do Estadual do Maranhão, o campeonato mais bagunçado do Brasil.
O Campeonato Maranhense, em 2015, será disputado por nove clubes. Mas este número cairá para oito em 2016. A Federação Maranhense de Futebol (FMF) determinou que dois clubes amargarão o descenso para a Série B e apenas um conquistará o acesso para a Série A. Com a definição de oito clubes na elite, o Estadual passará a rebaixar dois e dar vagas a mais dois clubes.
Tudo no ar!
A cobertura do Sr. Goool já começou pelos Estaduais 2015. Assim como sempre faz, o Sr. Goool acompanhará os Estaduais com tabela, classificação interativa, chaveamento, estatísticas, ranking de público e renda, e simulador.
Confira a quantidade de clubes rebaixados nos Estaduais 2015:
Alagoano (2)
Amazonense (2)
Baiano (2)
Brasiliense (2)
Capixaba (2)
Carioca (2)
Catarinense (2)
Cearense (2)
Gaúcho (3)
Goiano (2)
Maranhense (2)
Mato-grossense (2)
Mineiro (2)
Paraense (6)
Paraibano (2)
Paranaense (2)
Paulista (4)
Pernambucano (2)
Piauiense (1)
Potiguar (1)
Sergipano (2)
Sul-mato-grossense (2)
Tocantinense (2)