São Paulo - Ao lado da Ponte Preta, o Linense é a grande surpresa da Edição 2013 no Campeonato Paulista. Invicto e na vice-liderança, o clube de Lins tem seu melhor início na elite do Estadual de São Paulo. Esta é a oitava participação do Linense na Série A1 do Paulistão.
Após oito jogos, o Elefante da Noroeste somou 16 pontos - dois a menos do que a líder Ponte Preta -, com aproveitamento de 66,7%. São quatro vitórias, sendo duas em casa e duas fora, além de quatro empates - dois como mandante e dois como visitante. O Linense ainda anotou 15 gols e sofreu só oito. Apesar da boa fase, o CAL tem apenas a décima melhor média de público, com 3.350 pagantes.
Até então, o melhor início do clube, após oito rodadas, havia sido em 2012, quando anotou 11 pontos de 24 possíveis. No restante das temporadas na elite, o Linense sempre passou por maus momentos. Em sua primeira participação na Série A1, em 1953, o clube de Lins fez sete pontos. Até 1994, a vitória valia apenas dois pontos.O aproveitamento caiu em 1954, quando o Linense somou cinco pontos, contra quatro em 1955. O pior desempenho nestes oito anos de elite foi em 1956, com só dois pontos nos oito primeiros jogos. Mesmo assim, o clube se manteve na elite. O rebaixamento aconteceu na temporada seguinte.
Em 1957, o Linense fez três pontos e não conseguiu se recuperar. Ao término do Estadual, o clube amargou a lanterna, com 15 pontos em 37 partidas. Foram quatro vitórias, sete empates e 26 derrotas. O Linense ainda levou inacreditáveis 105 gols. Depois de anos longe dos principais clubes do Estado, o Elefante da Noroeste retornou ao Paulistão em 2011, quando marcou seis pontos nas primeiras oito rodadas.
Para manter a boa fase no Paulistão 2013, o Linense terá que superar o São Paulo, neste sábado, às 18h30, no Estádio do Morumbi, na capital paulista, pela nona rodada. O São Paulo, com dois jogos a menos, ocupa a quinta posição, com 13 pontos.