São Paulo - A Copa Verde 2015 aumentou em um clube o número de representantes das três principais divisões do Campeonato Brasileiro. Mas ainda assim, o torneio regional deixa a desejar. Com participações de clubes do Norte, Centro-Oeste e Sudeste, a Copa Verde terá apenas três clubes das Séries B e C do Brasileirão.
No ano passado foram só dois clubes e ambos da Série C. O Paysandu foi vice-campeão, enquanto o Cuiabá caiu nas quartas de final para o Brasília, que levaria o título do torneio. Na atual temporada, a dupla voltará a disputar a Copa Verde. O Cuiabá segue na Série C e enfrentará o CENE, do Mato Grosso do Sul, nas oitavas de final.
O Paysandu, por sua vez, conquistou o acesso e está na Série B. O primeiro desafio do Papão na Copa Verde será contra o Santos, do Amapá. A novidade em 2015 será o Luverdense, outro clube da Série B. O LEC vai estrear contra o Tocantinópolis, de Tocantins.História!
A Copa Verde 2015 terá a presença de três clubes do Pará. Amazonas e Mato Grosso contam com dois representantes cada. O Distrito Federal também tem dois clubes. O Luziânia, apesar de ter sede em Goiás, joga pela Federação Brasiliense de Futebol (FBF). Os outros Estados com clubes na Copa Verde são Amapá, Rondônia, Roraima, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Acre.
O Brasília ficou com o título em campo, mas o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) chegou a punir o clube candango por causa de uma suposta escalação de jogador irregular e deu o título ao Paysandu. No Pleno do STJD, porém, o Brasília recuperou a taça. Em 2015, a esperança é que os estádios fiquem mais lotados e que o torneio acabe após o apito do árbitro.
Regulamento:
A Copa Verde contará com 16 clubes das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. A competição será disputada em mata-mata, com jogos de ida e volta, a partir das oitavas de final. Ao todo serão 30 jogos. O campeão do torneio garantirá vaga na Copa Sul-Americana 2016.