Alagoas - Cinco dos dez clubes do Campeonato Alagoano 2015 ainda não foram campeões estaduais. O Sr. Goool considerou neste levantamento o Sport. O clube de Atalaia desistiu do Estadual, mas é considerado um clube rebaixado pela Federação Alagoana de Futebol (FAF). Tanto é que a próxima edição da competição terá só mais um clube degolado para a 2ª divisão.
A 1ª rodada, marcada para 18 de janeiro, terá duelos entre campeões e clubes sem título. O único confronto de clubes sem conquistas será entre Ipanema e Santa Rita. O máximo que conseguiu o clube de Santana do Ipanema foi o vice-campeonato em 1992. O Santa Rita, de Boca da Mata, nem esta sorte teve.CSE e CEO são os outros dois clubes que ainda não deram volta olímpica em Alagoas. Com sede em Palmeira dos Índios, o Clube Sociedade Esportiva bateu na trave em 1977 e 1987. O Centro Esportivo Olhodaguense, por outro lado, ainda não alcançou à final do Estadual.
O CSE vai encarar o Murici na estreia. O clube de cidade homônima foi campeão em 2010. Já o ASA será o adversário do CEO. O ASA levou sete títulos à Arapiraca (1953, 2000, 2001, 2003, 2005, 2009 e 2011). Na 1ª rodada da Copa Alagoas, o CSA estará de folga. O clube da capital enfrentaria o Sport. O CSA é o maior campeão de Alagoas com 37 títulos, sendo o último em 2008.
O Campeonato Alagoano ainda terá mais dois clubes. Por causa da Copa do Nordeste, CRB e o atual campeão Coruripe entrarão na disputa apenas no 2º turno, na Copa Maceió. O CRB, com 27 conquistas - sendo a última em 2013 -, é o segundo maior vencedor do Estado. O Coruripe, por sua vez, acumula três títulos.Regulamento:
A Copa Alagoas - 1º turno - contará com sete clubes. Coruripe e CRB estarão fora desta fase por causa da Copa do Nordeste. Os sete clubes se enfrentarão em jogos apenas de ida. Os quatro melhores colocados se classificarão para o mata-mata. As semifinais e finais serão disputadas em jogos de ida e volta. Nas semifinais, em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, o critério será a melhor campanha na Primeira Fase. Já na final, em caso de igualdade na pontuação e no saldo de gols, acontecerá a disputa por pênaltis. O campeão terá vaga assegurada na Copa do Brasil 2016.
A Copa Maceió - 2º turno -, com as presenças de Coruripe e CRB, contará com nove clubes divididos em dois grupos com cinco cada. Os clubes do Grupo A enfrentarão os rivais do Grupo B em jogos de ida e volta. Os dois melhores colocados de cada grupo se classificarão para o mata-mata.
As semifinais e finais serão disputadas em jogos de ida e volta. Nas semifinais, em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, o critério será a melhor campanha na fase de grupos. Já na final, em caso de igualdade na pontuação e no saldo de gols, haverá prorrogação e, se necessário, pênaltis.
O campeão e o vice-campeão da Copa Alagoas se classificarão para a Copa do Brasil e para a Copa do Nordeste 2016. O vencedor ainda terá vaga na Série D, caso não esteja disputando nenhuma outra divisão do Brasileirão.