Amazonas - Seis dos dez clubes que participarão do Campeonato Amazonense 2015 já foram campeões estaduais. O Nacional, atual campeão e maior vencedor do Amazonas, puxa a fila dos clubes que brigarão por mais um título a partir de 21 de fevereiro. O Naça acumula 42 conquistas e vai estrear diante do Rio Negro.
O Galo Gigante do Norte, por sinal, é outro representante dos campeões. O Rio Negro venceu 16 vezes o Estadual, segundo maior campeão. Mas o clube da capital amarga jejum desde 2001. Terceiro maior campeão do Estado, o São Raimundo acumula sete títulos, sendo o último em 2006.O Tufão vai estrear contra o Nacional Borbense, que jamais foi campeão. O mesmo acontece com o Iranduba, adversário do Fast Clube. Com sede em Manaus, o Fast venceu em seis oportunidades o Estadual. A última vez ocorreu no longínquo ano de 1971.Bicampeão em 2010 e 2011, o Penarol receberá o Manaus, que ainda não teve o gostinho de dar a volta olímpica na Série A do Amazonense. O Operário é o outro clube sem título. Na estreia, o Operário pegará o Princesa do Solimões, campeão em 2013.
Regulamento:
Os dez clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os quatro melhores colocados se classificarão para o mata-mata, enquanto os dois piores serão rebaixados para a Série B. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, o clube de melhor campanha se classificará na semifinal.
Caso ocorra igualdade na decisão, o clube de melhor campanha será declarado campeão. O campeão terá vaga na Série D do Brasileirão, Copa Verde e Copa do Brasil 2016.