Bahia - Bahia, Galícia e Vitória serão os únicos representantes da capital Salvador no Campeonato Baiano 2015 que terá 12 clubes. Apesar da diferença, a capital tem a maioria dos títulos e ainda defenderá a supremacia das últimas três temporadas. O interior, por sua vez, terá sete clubes que jamais venceram o Estadual da Bahia.
Atual e maior campeão estadual - com 45 títulos -, o Bahia estreará, em 1º de fevereiro, contra o Vitória da Conquista, um dos clubes sem título. O Vitória, por sua vez, acumula 27 títulos, sendo o último em 2013. O Leão baiano vai encarar o Bahia de Feira. O clube de Feira de Santana ostenta um título, ganho em 2011.
O terceiro e último clube da capital é o Galícia, responsável por cinco voltas olímpicas. A última, porém, aconteceu apenas em 1968. O Galícia vai estrear contra o Jacobina, outro clube do interior sem título. Campeão em 2006, o Colo Colo vai pegar a Catuense, fora de casa. O clube de Catu jamais venceu o Baianão.A rodada inicial do Campeonato Baiano 2015 ainda terá dois confrontos entre clubes que perseguem o primeiro título. O Feirense contará com o apoio da torcida para enfrentar o Serrano, enquanto o Jacuipense enfrentará o Juazeirense. O quarteto, sequer, chegou à final do Estadual.
Na lista de títulos, a capital Salvador acumula 108 conquistas e 100 vices. Enquanto isso, Feira de Santana - distante 108 km de Salvador - tem quatro títulos e seis vices. Já Ilhéus - distante 446 km da capital - soma um título. Catu, Poções, Alagoinhas, Juazeiro e Cruz das Almas foram outras cidades do interior que chegaram à final do Baianão.
Regulamento:
Os 12 clubes serão separados em dois grupos com seis times cada. Os clubes do Grupo 01 enfrentarão os rivais do Grupo 02 em jogos apenas de ida. Os oito melhores colocados - independentemente do grupo - se classificarão para o mata-mata. As últimas quatro colocados na classificação geral, por outro lado, disputarão mata-mata contra o rebaixamento.
O 9º colocado irá enfrentar o lanterna, enquanto o 10º colocado pegará o 11º colocado em jogos de ida e volta. O 9º e o 10º colocados terão a vantagem de decidir em casa e de resultados iguais. Os dois perdedores serão rebaixados à 2ª divisão.
As quartas de final terão jogos de ida e volta. Os quatro melhores colocados terão a vantagem de decidir em casa e de resultados iguais. Na semifinal, os clubes que terão vantagem serão aqueles com a melhor campanha nas quartas de final. Já na final, o clube de melhor campanha em todo o Estadual terá a vantagem.
O campeão e o vice terão vagas na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil de 2016. O 3º colocado poderá escolher entre uma vaga na Copa do Nordeste 2016 ou na Série D do Brasileirão 2015. O 4º colocado ficará com a vaga que sobrar após a escolha do 3º colocado.